Defesa ao tabaco e futuro do campo marcam o primeiro dia da Expoagro Afubra

20 . MAR . 2024 Releases

Março 2024 – O lançamento da Expoagro Afubra 2024 foi marcado pela presença de diversas autoridades e representantes da cadeia produtiva na manhã desta terça-feira, 19 de março, em Rio Pardo (RS). O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, participou do evento e foi enfático na defesa da produção de tabaco.

“Nós, aqui do Rio Grande, que somos sabidamente um Estado exportador, temos no tabaco a terceira cultura mais exportada do RS. Na produção primária, temos nesta região empresas que geram milhares de emprego e, no campo, mais de 70 mil famílias produtoras. Precisamos planejar o futuro do agronegócio, em especial, da agricultura familiar gaúcha, e daí a importância da inovação”, destacou.

Souza também falou sobre o futuro do setor, muito debatido no início de 2024, quando foi realizada a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

“Quando falamos de tabaco, muitos confundem o consumo com a sua produção correta, com os rigores fitossanitários, com um produto que tem procedência sabida e com boas práticas de produção observadas. Por isso, pela primeira vez na história, o governo do Estado enviou uma representação à Convenção-Quadro que foi realizada no Panamá para poder pressionar aqueles que estavam decidindo o futuro do tabaco, mas também para mostrar que aqui no Rio Grande do Sul o governo tem a defesa do produtor de tabaco como uma premissa. Nós sabemos a importância dessa produção na geração de emprego e renda e queremos muito que ela continue com tecnologia, inovação, técnicas sustentáveis, e que continue viabilizando renda para milhares de produtores. Contem com o governo gaúcho para fortalecer a produção de tabaco e desenvolver a tecnologia, gerando renda e emprego no campo”, falou o vice-governador.

Para o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, a demonstração de apoio por parte do governo gaúcho é um bom sinal. “Temos enfrentado ao longo dos anos diversas ondas antitabaco. Mas sempre que demonstramos com números e dados a importância deste setor, as narrativas se desfazem. Nesse sentido, o SindiTabaco reforça o convite à comunidade para que venha visitar a Expoagro Afubra e o nosso estande. Aqui, o tabaco é, e sempre será, agro’”, enfatiza o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

FUTURO DO CAMPO – O representante da Câmara dos Deputados, o deputado federal Heitor Schuch, falou durante o evento sobre a importância de um olhar cuidadoso para o futuro do campo. “Mesmo com toda tecnologia, vamos precisar de um homem ou de uma mulher para ligar a máquina. Por isso, é fundamental investirmos na sucessão da juventude no campo e faço um destaque para o Instituto Crescer Legal e as escolas agrícolas que desempenham esse papel de preparar o futuro do meio rural”, mencionou. O deputado, assim como outras autoridades, visitou o estande do Instituto na feira e pode conferir as últimas atividades desempenhadas pelo Instituto, uma iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas.

www.crescerlegal.com.br

www.sinditabaco.com.br