Camaquã sedia 13º Ciclo de Conscientização

23 . JUN . 2023 Releases

Junho 2023 – Com a presença de 400 pessoas, o município de Camaquã, no Sul do Rio Grande do Sul, sediou, nesta quinta-feira, 22 de junho, o segundo evento do 13º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. Produtores de tabaco, agentes de saúde, diretores de escolas, conselheiros tutelares e autoridades participaram da programação no CTG Camaquã. 

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, falou sobre a grande satisfação de poder encontrar os produtores e visitar os municípios que têm no tabaco a base da sua economia. “Apesar de estarmos falando de temas como educação e saúde, hoje estamos tratando também de economia. As empresas que compram o tabaco brasileiro querem saber como o tabaco foi produzido, se há utilização de mão de obra infantil, se há cuidado com a saúde de quem produz, dentro do que se convencionou ESG. Para nos mantermos na liderança de um mercado competitivo, é preciso que continuemos observando e endereçando essas questões. Por tudo isso, vamos continuar nos cuidando e cuidando das nossas crianças, porque no tempo certo faremos a colheita e ela vai refletir também no nosso negócio”, reforçou.  

O segundo secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Fabrício Murini, saudou os presentes e direcionou sua mensagem de forma especial aos produtores. “São mais de 480 municípios produtores onde a principal atividade é o tabaco e estamos hoje aqui por vocês, produtores que movimentam a engrenagem deste setor e geram resultados que fazem a diferença para a economia. E, assim como temos diversos cuidados com o solo e com as sementes, até que se tornem as folhas de tabaco, é preciso que tenhamos alguns cuidados com a nossa saúde e as crianças”, disse Murini. 

O procurador do Trabalho e coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONAETE), Lucas Santos Fernandes, deixou sua mensagem. “Estou muito satisfeito em poder estar próximo dos produtores. Hoje é uma oportunidade para debater, pensar junto, conscientizar-se. Nosso objetivo não é condenar ou criminalizar, mas apoiá-los para que possam cumprir a lei no que tange a proteção das crianças e a proteção da saúde, tendo uma melhora na qualidade de vida”, disse Fernandes, citando os acordos firmados com o setor do tabaco junto ao Ministério Público do Trabalho. “Nem sempre vamos resolver tudo da porteira para dentro. Algumas coisas precisam ser da porteira para fora, observando as necessidades como grupo e dando os devidos encaminhamentos. Vocês têm muito valor e juntos certamente são mais fortes”, concluiu o representante do MPT no evento. 

A programação contou com vídeos informativos sobre questões como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos e a importância da utilização da vestimenta de colheita, bem como sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, encerrando com a peça teatral Rádio Fascinação, que trouxe uma abordagem lúdica sobre os temas e a participação de egressos do Instituto Crescer Legal (www.crescerlegal.com.br).

Entre as mensagens passadas no encontro, destacam-se: 

 – Só é permitido trabalhar na cultura do tabaco a partir dos 18 anos; 

– Crianças e adolescentes devem frequentar a escola; 

– O produtor deve usar a vestimenta específica para colher o tabaco, observando melhores horários e clima; 

– Somente adultos podem manejar e aplicar agrotóxicos, utilizando sempre os EPIs recomendados. 

SAIBA MAIS:

Bate-papo sobre trabalho infantil, com a Dra. Ana Paula Motta Costa

O mundo do Dr. NikoTino

Conheça a cartilha de orientação entregue aos produtores integrados sobre os temas

AGENDA – Depois dos dois eventos realizadas no Rio Grande do Sul, o 13º Ciclo de Conscientização segue para Santa Catarina e Paraná, quando quatro seminários serão realizados no mês de julho: em Petrolândia (SC), no dia 06; São João do Triunfo (PR), dia 18; Piên (PR), em 19 de julho; encerrando em Itaiópolis (SC), no dia 20 de julho. 

13º CICLO DE CONSCIENTIZAÇÃO 

Data 

Município 

UF 

Produtores 

Produção (ton) 

20 de junho Passa Sete 

RS 

962 

3.995 

22 de junho Camaquã 

RS 

2.340 

10.683 

06 de julho Petrolândia 

SC 

590 

4.202 

18 de julho São João do Triunfo 

PR 

2.125 

18.262 

19 de julho Piên 

PR 

852 

5.650 

20 de julho Itaiópolis 

SC 

2.819 

14.274 

Fonte: Afubra (safra 2021-22) 

SOBRE O CICLO – Promovido pelo SindiTabaco e empresas associadas, com o apoio da Afubra, o Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente chega a sua 13ª edição presencial. Os eventos realizados desde 2009 já contaram com a participação de mais de 32 mil pessoas de 70 municípios. A edição de 2021, em formato virtual, foi transmitida pelo canal do SindiTabaco no Youtube e contabiliza mais de 11 mil visualizações.  

Fotos: Rodrigo Assmann  

Contato com a imprensa 

MSL Andreoli 

Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@mslgroup.com(51) 3713-1777 / (51) 99667-7405 

Giovana Reis – giovavana.reis@mslgroup.com(11) 99178-3414