Tarde festiva no Menino Deus teve entrega de 400 cestas de Natal

7 . JAN . 2013 Saiu na mídia

Dentro do clima de festas de Natal, a comunidade do bairro Faxinal Menino Deus, em Santa Cruz do Sul, teve momentos especiais na tarde desta sexta-feira, 14 de dezembro. Era dia da tradicional festa de final de ano no Polo Comunitário Menino Deus. Crianças e adolescentes faziam fila diante das máquinas de pipoca, algodão-doce e suco, além de se divertirem nos brinquedos infláveis e eletrônicos.

A confraternização marcou o encerramento das atividades de 2012 do Universal Leaf Cidadão, programa realizado pela empresa Universal Leaf Tabacos (ULT), que desde 2003 contribui com ações de desenvolvimento humano direcionadas aos moradores do bairro, em especial às crianças e adolescentes.

Participaram da comemoração desta sexta-feira, os jovens integrados às atividades, lideranças e moradores do bairro, representantes da Universal Leaf Tabacos e voluntários.

O ponto alto foi a chegada do Papai Noel, que deu início à entrega das 400 cestas de Natal, com doces e produtos alimentícios e de mimos confeccionados por senhoras voluntárias. Teve ainda recreacionistas e lanche com cachorro-quente e refrigerante. Entre os representantes da ULT presentes à confraternização, estavam o diretor Administrativo, Valmor Thesing, a coordenadora de Assuntos Corporativos, Nelza Lau, e a assistente social Carla Berny.

Conforme Nelza Lau, as atividades no Menino Deus incluem ainda 60 idosos, que tiveram uma festa de final de ano diferente. Foram levados para um piquenique no Sítio 7 Águas, em Boa Vista, Santa Cruz do Sul. “Além disso, os 41 formandos do curso de inglês receberam uma viagem cultural a Porto Alegre”, diz.
Valmor Thesing lembra que o Universal Leaf Cidadão é uma das principais estratégias de responsabilidade social da empresa. “É desenvolvido também em outras comunidades onde a empresa tem unidades”, conta. O programa está implantado em Joinville, Maracajá, Rio do Sul e Papanduva, em Santa Catarina, e em Rio Negro, no Paraná.

E o presidente da Associação dos Moradores do Polo Menino Deus, José Osmar Gomes, destaca a importância das parcerias para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “É uma realização muito grande ver os nossos jovens envolvidos com atividades saudáveis”.

Aprendizado e diversão

Uma das crianças que é presença constante no Polo Comunitário todos os dias é Mariza Porto de Oliveira, 10 anos. Ela estuda pela manhã, no 4º ano do ensino fundamental e participa de atividades todas as tardes. Tem aulas de inglês uma vez por semana, futsal duas vezes por semana e basquete e informática nas outras duas tardes. Há três anos no projeto, ela faz questão de se ocupar nas atividades. “Todas as aulas são ótimas”, diz.

Outra jovem que esteve na festa de final de ano foi Isadora Silveira da Rosa, de 13 anos, estudante do 6º ano do ensino fundamental e há dois anos integrada ao projeto. Ela participa dos cursos de inglês e informática, com atividades no polo Comunitário três vezes por semana. “Os professores são muito queridos e tudo é muito bom”, salienta.

Projetos desenvolvidos no Polo Comunitário:

• Cestinha – Realizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), envolve cerca de 150 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.
  • Informática – Módulo do Projeto Cestinha, com cerca de 70 crianças e adolescentes.
  • Projeto Menino Deus Fala Inglês – Iniciativa do Instituto de Idiomas Schütz & Kanomata, envolve 40 jovens do bairro no intercâmbio com professores nativos da língua inglesa. Também oferece bolsas de estudo.
  • Programa Mais Educação– Realizado em parceira com a Escola Menino Deus, envolve cerca de 80 crianças em atividades de voleibol, matemática e música.
  • Futsal – Realizado pela Secretaria Municipal de Esporte Turismo e Lazer de Santa Cruz do Sul (SMTEL), envolve 150 alunos da Escola Menino Deus.
  • Jogos da Comunidade – Administrado pela Associação dos Moradores, prevê atividades esportivas no período das 18 às 22 horas.
  • Grupo Paz e Amor na Terceira Idade – Coordenado pela unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Menino Deus, envolve 60 idosos.
  • Gestão Social – Desenvolvida pela ULT em parceria com a Associação de Moradores Polo Comunitário Menino Deus, prevê assessoramento técnico para o funcionamento do Polo Comunitário e articulação de novas parcerias e projetos de interesse da comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Universal Leaf Tabacos