CRESCER LEGAL – Empreendedorismo e educação: de mãos dadas para inspirar e realizar sonhos

20 . ABR . 2022 Releases

Abril 2022 – Para compartilhar com profissionais da educação caminhos para desenvolverem atividades que despertem o empreendedorismo, o Instituto Crescer Legal deu início à terceira turma do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, realizado em parceria com o município de Canguçu, no Sul no Rio Grande do Sul.

A iniciativa consiste em compartilhar ferramentas metodológicas testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Os encontros acontecem de forma presencial na Associação Educacional Cultural Canguçuense. Ao todo, 15 professores, de 15 escolas rurais do município, participam da iniciativa que acontece até o mês de novembro.

Serão seis encontros presenciais, momento em que serão trabalhados temas como autoconhecimento, empatia e comunicação, tecnologia, inovação, observação e organização. Além disso, durante todo o período de formação, os professores contam com a assessoria remota do educador de referência do programa, viabilizando o planejamento e execução de vivências práticas do empreendedorismo na educação em suas escolas. A edição de 2022, irá contar também com a visitação de representantes da instituição aos estabelecimentos de ensino integrantes do programa.

“Esta terceira turma em Canguçu será a oportunidade de consolidar o Programa em seu formato original, com vivências presenciais tanto com o grupo dos professores quanto deles com os estudantes nas escolas”, comenta o educador Adriano Emmel que conduziu as experiências das duas primeiras turmas em formato online, em 2020, e híbrida, em 2021.

Para ele, os momentos de vivência são muito importantes para a reflexão dos educadores sobre a metodologia e para entenderem como podem ser o grande diferencial na vida dos estudantes. “Quando educadores enriquecem suas aulas pensando a relação entre empreendedorismo e educação, podem inspirar os alunos a colocarem ideias em prática ou atuarem para que possam realizar seus sonhos”, afirma Emmel.

Segundo o diretor-presidente do Instituto, Iro Schünke, o programa surgiu a partir do diagnóstico conjunto entre educadores e parceiros do Instituto. “Percebemos o quanto o empreendedorismo para educação ocupa um espaço importante na formação dos jovens, no desenvolvimento de habilidades cada vez mais necessárias na sociedade contemporânea, como autonomia, capacidade de se adaptar a situações novas e criar soluções. As experiências anteriores trouxeram ótimos resultados e é grande a expectativa para os frutos que serão colhidos em 2022”, ressalta.

As atividades desenvolvidas no programa irão culminar na realização da Mostra de Boas Práticas Pedagógicas. O evento deve ser realizado na segunda quinzena de novembro, com a socialização das atividades desenvolvidas pelos professores ao longo do ano.

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma em 2015 com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. Desde que foi lançado, o Instituto já beneficiou cerca de 600 jovens rurais e é reconhecido nacionalmente pela sua atuação no combate ao trabalho infantil. Conheça mais sobre as ações do Instituto em: www.crescerlegal.com.br.

Fotos: Divulgação

Contato com a imprensa
MSL Andreoli
Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@mslgroup.com – (51) 3713-1777 / (51) 99667-7405