Assembleia Legislativa do RS sedia ato simbólico de apresentação e protocolo do PL 177/2025, de autoria do deputado Marcus Vinicius.
Maio 2025 – Na próxima segunda-feira, 2 de junho, às 14 horas, será realizado ato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na Sala Maurício Cardoso, para apresentação e protocolo do Projeto de Lei 177/2025, de autoria do deputado estadual Marcus Vinícius. Intitulada “Lei Harry Antônio Werner”, a proposta reconhece a fumicultura como atividade de relevante interesse econômico, social e cultural no âmbito do Estado.
O projeto de lei tem como objetivo valorizar e dar respaldo político à cadeia produtiva do tabaco, especialmente no contexto da agricultura familiar, majoritária na produção gaúcha. O Rio Grande do Sul produz cerca de 220 mil toneladas de tabaco anualmente, envolvendo diretamente cerca de 70 mil famílias agricultoras. Em 2024, o tabaco foi o segundo produto mais exportado pelo Estado, gerando R$ 11,8 bilhões em receitas, o que evidencia sua relevância econômica. No primeiro quadrimestre de 2025, o tabaco lidera os embarques gaúchos, com US$ 739,7 milhões em divisas.
Para Valmor Thesing, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), a iniciativa destaca a relevância do tabaco. “Este ano, em especial, é possível vermos a importância do tabaco para o Rio Grande do Sul, cultura que tem impulsionado as exportações gaúchas e o desenvolvimento econômico e social de dezenas de municípios do Estado”, enfatiza Thesing.
O PL também presta homenagem a Harry Antônio Werner, liderança histórica da fumicultura gaúcha e dirigente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), reconhecido por sua trajetória em defesa da agricultura familiar, da sustentabilidade e da valorização dos pequenos produtores. “A proposta, além do objetivo de render uma justa homenagem ao setor e seus pioneiros, será um marco jurídico e institucional com a fixação de um posicionamento permanente do Estado com relação à importância deste segmento para o progresso e futuro do Rio Grande do Sul”, declara o autor, deputado Marcus Vinícius.
A apresentação do PL 177/2025 contará com a presença de lideranças políticas, representantes de entidades rurais, autoridades do setor e familiares de Harry Werner.
PRINCIPAIS PROPOSTAS DO PROJETO DE LEI 177/2025
Sobre o SindiTabaco
Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 14 empresas associadas, as ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde mais de 98% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em www.sinditabaco.com.br
Contato com a imprensa
Eliana Stülp Kroth
elianakroth@sinditabaco.com.br(51) 3713-1777 / (51) 99667-7405