SindiTabaco celebra seus 75 anos

14 . JUN . 2022 Releases

Junho 2022 – Autoridades, lideranças e representantes do agronegócio estiveram reunidos nesta segunda-feira, 13 de junho, no Country Club Santa Cruz, para celebrar os 75 anos do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco). Fundado em 24 de junho de 1947, em Santa Cruz do Sul (RS), a entidade representa e defende o interesse comum de 14 empresas associadas. O presidente da entidade, Iro Schünke, recebeu os convidados juntamente com a atual diretoria e relembrou momentos marcantes e focos de atuação do SindiTabaco: a sustentabilidade da cadeia produtiva, assuntos regulatórios e visibilidade do setor.

“Temos como principal objetivo a defesa e o fortalecimento da cadeia produtiva do tabaco, geradora de renda e empregos para milhares de brasileiros, no campo e na cidade. Apesar de ser, em essência, uma entidade representativa da indústria, nossas ações envolvem os produtores integrados e, ao longo dos anos, as ações tornaram-se programas que passaram a impactar de forma positiva não somente aqueles que vivem o dia a dia deste importante segmento, mas a sociedade como um todo. Tornaram-se modelo para outros setores do agro, inclusive”, destacou Schünke.

De acordo com o executivo, são muitos os exemplos de iniciativas que têm inspirado outras cadeias produtivas e setores. Do incentivo ao reflorestamento e preservação da mata nativa, à proteção a criança e do adolescente e iniciativas voltadas à logística reversa e a saúde e segurança do produtor, nesses 75 anos e, em especial, nas últimas três décadas, a inovação e o pioneirismo pautaram as ações do sindicato, voltadas a áreas que hoje são referidas como ESG – sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).

“Temos inciativas à frente da legislação e que já completam duas a três décadas de existência. Seguiremos inovando na busca de práticas que assegurem a manutenção da qualidade e a integridade do produto, para que sigamos na liderança do mercado mundial de tabaco”, projetou Schünke, que encerrou com otimismo: “Rumo aos 100!”

O evento seguiu com a participação de Augusto Nunes, jornalista reconhecido por sua trajetória em diversas redações do país, e Paulo Andreoli, CEO da MSL na América Latina, que conduziram um diálogo sobre o cenário político e econômico, abordando temas relevantes para os convidados.

— Augusto Nunes é natural de Taquaritinga, no interior de São Paulo. Foi redator-chefe da revista Veja e diretor de redação do Jornal do Brasil, do Estadão, da Zero Hora e das revistas Época e Forbes. Atualmente, é comentarista do programa Os Pingos nos Is, campeão de audiência da Jovem Pan, onde também apresenta o programa semanal de entrevistas Direto ao Ponto. É integrante do conselho editorial e colunista da Revista Oeste. Apresentou durante oito anos o programa Roda Viva, da TV Cultura, e foi um dos seis jornalistas entrevistados no livro Eles Mudaram a Imprensa, organizado pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou cinco vezes o Prêmio Esso de Jornalismo.

— Paulo Andreoli, natural de São Paulo, é sociólogo de formação e há quase 30 anos é presidente e CEO da MSL na América Latina. Atuou por muitos anos como jornalista, e diretor de assuntos corporativos no O Estado de S. Paulo. É também membro do conselho do Instituto Carlyle.

DIRETORIA DO SINDITABACO – GESTÃO 2021/2024 

Iro Schünke, presidente

Edenir Gassen, vice-presidente de Secretaria

Flavio Marques Goulart, vice-presidente de Finanças

Valmor Thesing, vice-presidente de Relações Industriais (Recursos Humanos)

Roberto Naue, vice-presidente de Assuntos Fiscais

Paulo Cezar Favero, vice-presidente de Produção e Qualidade de Tabaco

Jorge Struecker, vice-presidente de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

 

Fotos: Divulgação

Contato com a imprensa:
MSLGROUP Andreoli
Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@mslgroup.com – (51) 3713-1777 / (51) 99667-7405
Giovana Reis – giovavana.reis@mslgroup.com – (11) 99178-3414
Thais Thomaz – thais.thomaz@mslgroup.com – (11) 98904-1366
www.mslgroupandreoli.com.br