Prudentópolis, Mallet e Major Vieira sediam o 12º Ciclo de Conscientização

14 . JUL . 2022 Releases

Julho 2022 – O 12º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente reuniu nesta semana produtores de tabaco, agentes de saúde, diretores de escolas, conselheiros tutelares e autoridades de três municípios da Região Sul do País. Promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), os seminários foram realizados em Prudentópolis (PR), no dia 12, com a participação de 330 pessoas; em Mallet (PR), no dia 13, com público de 320 pessoas; e em Major Vieira (SC), no dia 14 de julho, com 380 participantes.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, passou sua mensagem por vídeo em Prudentópolis e em Mallet. Em Major Vieira, o executivo abriu o evento e lembrou da importância dos temas. “São aspectos importantes em qualquer cadeia produtiva e, no caso do tabaco, têm relevância também para o negócio. Clientes têm exigido, cada vez mais, a adequação de todos os processos aos princípios do ESG – social, ambiental e governança – e, por esse motivo, ao observar as orientações, o produtor não cuida apenas da família e da sua própria saúde, mas também do seu negócio”, comentou Schünke.

Adalberto Huve, gerente de Assuntos Ambientais da Afubra e coordenador do projeto Verde é Vida, reforçou o necessário engajamento dos produtores acerca dos assuntos que foram repassados nos eventos por meio de vídeos informativos. A programação encerrou com a apresentação da peça teatral Rádio Fascinação que contou com a participação de três egressos do Instituto Crescer Legal, iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas que tem levado oportunidade para os jovens rurais e se apresentado como uma importante ferramenta no combate ao trabalho infantil. Saiba mais em: www.crescerlegal.com.br

Assista aos vídeos

Bate-papo sobre trabalho infantil

O mundo do Dr. Niko Tino

PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

– Não utilizar mão-de-obra de crianças e adolescente menores de 18 anos no cultivo do tabaco: plantio, pulverização, colheita, secagem e venda.

– Crianças e adolescentes entre seis e 18 anos com ensino fundamental incompleto devem frequentar regularmente a escola, em turno e contraturno, esse último nas localidades onde houver.

– O produtor deve entregar à empresa que mantiver contrato de compra e venda do tabaco os seguintes atestados escolares: de matrícula, na contratação da próxima safra; e de frequência, até 120 dias após o final de cada ano letivo. A frequência escolar mínima é de 70% em turno e contraturno, esse último nas localidades onde houver.

SAÚDE E SEGURANÇA DO PRODUTOR

– Somente utilizar agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins: registrados e autorizados pelos órgãos governamentais competentes; de acordo com a receita agronômica e as indicações dos rótulos e bulas, previstas em legislação vigente.

– Manter o pulverizador em perfeitas condições de uso e sem vazamentos, inspecionando-o antes da sua utilização.

– Usar corretamente o EPI (Equipamento de Proteção Individual), em bom estado de conservação, durante o manuseio e aplicação de agrotóxicos.

– Não permitir a aplicação de agrotóxicos por pessoas menores de 18 anos, maiores de 60 anos e gestantes.

– Não expor crianças e adolescentes menores de 18 anos a agrotóxicos durante a aplicação e manuseio.

– Não armazenar agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins a céu aberto.

– Armazenar em armário feito de material resistente, chaveado e destinado somente para este fim. O acesso a esses produtos deve ser restrito a trabalhadores orientados a manuseá-los.

– Não reutilizar embalagens vazias de agrotóxicos, adjuvantes e afins, para qualquer fim.

– Realizar a tríplice lavagem da embalagem vazia de agrotóxicos durante o preparo da calda, utilizando o Equipamento de Proteção Individual [EPI], e destiná-las corretamente.

– Sinalizar áreas recém-tratadas com agrotóxicos com placa específica para este fim, durante o período de reentrada indicado no rótulo ou bula do produto.

– Para a colheita, usar sempre luvas impermeáveis e vestimenta específica para se proteger e evitar o contato direto das folhas com a pele.

– Evitar colher o tabaco quando as folhas estiverem molhadas pela chuva ou orvalho.

– Dar preferência aos horários menos quentes do dia para a colheita do tabaco.

12º CICLO DE CONSCIENTIZAÇÃO

UF

Produtores

Produção (ton)