“Vencedores são aqueles que conjugam estudo e trabalho”

O primeiro curso de empreendedorismo e gestão rural oferecido pelo Instituto Crescer Legal em Santa Catarina terá início em março. A novidade vem sendo implantada desde 2022, com a seleção dos adolescentes participantes, criação de parcerias locais e articulação para a contratação dos jovens como aprendizes para que recebam aporte financeiro enquanto dedicam-se às atividades do curso. Essa iniciativa – já presente desde 2016 em diversos municípios do Rio Grande do Sul – está sendo vista com boas expectativas por autoridades e representantes de entidades e instituições catarinenses.

Uma dessas personalidades é José Zeferino Pedrozo, presidente da FAESC (Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina) e do Conselho de Administração do Senar-SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Em entrevista para o Boletim Crescer Legal, publicado em dezembro de 2022, ele falou da importância do estudo e conhecimento como chave do progresso pessoal e empresarial.

Ao classificar a iniciativa do Instituto Crescer Legal como exitosa e necessária, o presidente do Sistema Faesc/SenarSC disse que um dos desafios atuais é oferecer aos produtores e trabalhadores rurais e suas famílias alternativas de treinamento e qualificação de qualidade para que estejam preparados para os desafios da produção agrícola e pecuária sustentável. “De outro lado, é importante motivar a clientela rural para que se inscrevam a aproveitem essas oportunidades de formação profissional”, acrescentou.

Sobre a iniciativa das empresas financiadoras do Crescer Legal e da parceria público-privada para a criação e manutenção do modelo de aprendizagem profissional rural com contratação como jovens aprendizes, Pedrozo disse que merece apoio porque é algo que nasce na sociedade civil e atende legítimas necessidades. “Não é possível esperar tudo do Estado. É preciso que o setor produtivo crie instrumentos de formação profissional porque, nas últimas décadas, o processo de transmissão do conhecimento deixou de ser exclusividade das universidades”, disse.

Leia a entrevista completa com José Zeferino Pedrozo, na seção ‘Trocando ideias’ do Boletim Crescer Legal, CLICANDO AQUI.