Uma vez jovem aprendiz, para sempre egresso

Os egressos do Instituto Crescer Legal são incentivados a continuarem seu desenvolvimento. Para isso, é feito o acompanhamento dos seus rumos de vida após o curso do Programa de Aprendizagem Profissional Rural e eles têm diversas oportunidades, desde a participação em eventos, até seguirem seu aperfeiçoamento e participarem de prêmios e financiamentos para colocarem suas ideias empreendedoras em prática. Conforme a coordenadora de Desenvolvimento de Projetos do Instituto, Graziele Pinton, por meio de parcerias com o SindiTabaco, empresas e outras instituições, os egressos têm a oportunidade de prosseguir com a qualificação, implementar projetos de vida e desenvolvimento pessoal.

Por meio do Programa de Egressos, é dada prioridade ao cultivo das relações que são construídas no curso. “Na atualização cadastral anual, a gente fica sabendo um pouco do que eles têm feito e percebe-se que a maioria dá continuidade aos estudos, muitos vão para o ensino técnico e outros ingressam diretamente na universidade em cursos diversos”, conta. “Muitos desses jovens relatam que reconheceram a partir do nosso Programa de Aprendizagem o que queriam fazer na sua vida adulta. Há também muitos que estão inseridos no mercado de trabalho formal e outros que se tornam produtores rurais, dando continuidade aos negócios familiares das suas propriedades”, relata.

Durante esse acompanhamento, a equipe do Instituto percebe a relevância da perspectiva positiva do meio rural que os jovens adquirem. “Por mais que nem todos escolham permanecer no campo ou trabalhar no meio rural, grande parte deles reconhece todo o valor que têm a sua propriedade e a vida no campo”, explica Graziele Pinton. “E temos muitos casos de sucessão rural, com uma nova visão empreendedora, no sentido de poder diversificar, de ter acesso às tecnologias e de levar inovação para o campo”, acrescenta. “A gente percebe que realmente aqueles jovens que passaram por nós têm um diferencial, ampliam seus olhares e reconhecem a necessidade de se qualificar para inovar e trazer novas formas de trabalho de mais qualidade”, resume.

Principais oportunidades para os egressos

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Como o desenvolvimento das habilidades em comunicação e relacionamento interpessoal é trabalhado no Programa de Aprendizagem Profissional Rural, os egressos são convidados para participar de diversas oportunidades de participação em eventos. As principais são:

FINANCIAMENTO PARA IDEIAS EMPREENDEDORAS

Um grande diferencial para os jovens egressos que optam por seguir na atividade rural é a participação em programas que financiam a implementação dos seus projetos de diversificação e inovação. Para isso, o Instituto Crescer Legal faz parcerias com empresas e instituições que oferecem oportunidades. No decorrer do curso de aprendizagem, muitos jovens já se preparam pensando nas possibilidades. Atualmente, as parcerias em andamento são:

COMUNICAÇÃO PELAS ONDAS DO RÁDIO