Tabaco é agro

Anualmente, a atualização dos dados sobre o setor de tabaco no Brasil é compilada e divulgada em primeira mão no Relatório Institucional do SindiTabaco, que é bilíngue e impresso para distribuição às empresas associadas, entes da cadeia produtiva e lideranças sociais e políticas. Na edição de 2024, além dos números da produção (que envolve 490 municípios e 500 mil trabalhadores no campo) e exportações (que totalizaram 512 mil toneladas e US$ 2,73 bilhões em 2023), a publicação dá ênfase aos principais programas sociais e ambientais do setor do tabaco.

Ao fazer a apresentação da publicação, o presidente da entidade, Iro Schünke, lembra que as boas práticas no campo e a expertise de uma cultura centenária tornaram o Brasil líder mundial de exportações de tabaco e, por isso, o País deveria ser protagonista em defender a cadeia produtiva. “A busca pela transparência para o contraponto sobre questões que refletem na vida de milhares de brasileiros tem sido uma das bandeiras do SindiTabaco”, diz. “Temos desfeito mitos. Questões como o uso de mão de obra infantil e demanda elevada de agrotóxicos estão sendo superadas pelos fatos. Ou ainda, que o produtor vive em situação de vulnerabilidade, quando pesquisas atestam exatamente o oposto”, relata.

Entre as informações apresentadas no Relatório Institucional, está o próprio Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT), responsável pela excelência do setor, por garantir aos produtores a venda da produção e por possibilitar às indústrias antever a safra. Além disso, são detalhados os dados da pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a renda superior auferida pelos produtores de tabaco. Os números mostram que quem planta tabaco tem renda per capita de R$ 3.540,75, o dobro da média brasileira que é de R$ 1.625,00. A satisfação do produtor de tabaco também é significativa: 91,6% diz estar satisfeito em trabalhar na atividade agrícola, 84% diz sentir-se bem por plantar tabaco e 71,2% concorda que a renda permite levar a vida com facilidade.

Para conferir o Relatório na íntegra, CLIQUE AQUI.