Sustentabilidade e inovação dão o tom da 21ª Expoagro Afubra

Com uma mensagem otimista de união visando à sustentabilidade da produção rural, o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, encerrou sua palestra no evento de lançamento da Expoagro Afubra 2023, ocorrido no começo de março. “Com a parceria dos setores envolvidos no agronegócio, dos sindicatos e dos nossos deputados, definitivamente transformaremos o Estado do Rio Grande do Sul numa nova fronteira agrícola com encurtamento da cadeia produtiva, industrialização dos produtos e fortalecimento da renda das propriedades para que a gente possa ver o nosso Rio Grande cada vez mais forte”, ressaltou. Com programação voltada a inovações para incentivo à produção sustentável, a 21ª Expoagro Afubra será realizada de 21 a 24 de março, no Parque de Exposições em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS).

Visando contribuir com essa união pelo desenvolvimento sustentável do agro, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Instituto Crescer Legal terão atividades especiais para interagir com os visitantes dos seus estandes na feira. O espaço do SindiTabaco – instalado na rua central do parque, que inicia em frente ao pórtico principal – terá exposição sobre a atuação relacionada à agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), mostrando programas que promovem a preservação ambiental, a diversificação e a sustentabilidade das propriedades produtoras de tabaco.

E o Instituto Crescer Legal terá novamente sua participação no Espaço de Inovação do Agro, no mesmo local das duas edições presenciais anteriores, à esquerda do pórtico principal. A equipe do Instituto, juntamente com egressos do inovador Programa de Aprendizagem Profissional Rural, estarão presentes no estande para falar sobre suas experiências, divulgar as ações realizadas e apresentar o novo Relatório Institucional da entidade. Além disso, as turmas de jovens aprendizes de 2023 dos seis municípios gaúchos – Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul – visitarão a feira, que representa uma oportunidade para conhecer novidades e contatar empresas, lideranças e instituições voltadas ao agro e à diversificação. Outra atividade do Instituto será a participação no Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural, que será realizado como parte da programação do evento.

A FEIRA – Maior evento voltado à agricultura familiar, a Expoagro Afubra chega à sua 21ª edição com forte identificação com inovações e tecnologias para incentivo à produção sustentável, especialmente das pequenas propriedades rurais. Em 2023, são mais de 420 expositores, entre empresas, instituições e entidades e a expectativa é de receber público semelhante ao da feira anterior, que teve seu recorde de 180 mil pessoas nos quatro dias de programação. Entre as principais atrações estão o Espaço de Inovação do Agro, o Pavilhão das Agroindústrias Familiares, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas e lavouras demonstrativas. Fazem parte da programação também eventos como o Seminário de Turismo Rural, o Fórum de Diversificação e o Dia do Arroz e exposições de animais, quintais orgânicos, hortaliças, a usina de biodiesel e a área florestal.

PROGRAME-SE:

DATA: 21 a 24 de março

HORÁRIO: 8 às 18 horas

LOCAL: Parque de Exposições da Feira, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS (Km 161, da BR-471)

ENTRADA GRATUITA