SOLO: NOSSO BEM MAIS PRECIOSO

Como meu primeiro texto para a coluna mensal irei tratar de um assunto de extrema importância para nós agricultores que é a proteção de nossos solos. Não é novidade que para podermos plantar e um dia colher é preciso de um solo que seja produtivo. Existem vários tipos de solos e todos eles podem produzir o nosso alimento, porém cabe a nós saber preservá-lo.

O desgaste da terra pode vir a acontecer de várias maneiras, mas na maioria das vezes somos nós mesmos os culpados. Não são todos produtores que são desse jeito, mas existem aqueles que plantam, cuidam da plantação, colhem e por fim acabam esquecendo do mais importante que é cuidar daquela terra que está sujeita a toda ação do clima em cima dela.<

A chuva é uma das principais “inimigas” de um solo sem nenhuma vegetação em cima dela, porque quando as gotas d’água caem diretamente no solo desprotegido ele vai lavando os materiais mais ricos escorrendo nas valetas e assim deixando além de uma terra mais pobre para a agricultura ainda acaba causando a erosão nas lavouras.

Por isso é importante fazer algumas formas de proteção, como por exemplo, aqui na minha propriedade eu sempre faço depois do tabaco uma adubação verde com capim Sudão ou crotalária para incorporar junto ao solo, estes que além de proteger, aumentam a fertilidade do mesmo, e depois desse material incorporado e os camalhões feitos ainda realizo a semeadura de aveia para fazer uma cobertura durante toda a safra, onde faço o plantio direto.

Fazendo isso você consegue além de proteger a terra da ação da chuva e melhorar a fertilidade com a matéria orgânica que foi incorporada, você ainda melhora a absorção da água da chuva pois o solo fica mais fofo, ajudando que sua plantação consiga até enfrentar uma curta estiagem tranquilamente.

Outras formas importantes de cuidado é fazer a plantação em curva de nível, fazer um terraceamento e claro sem esquecer de sempre fazer a rotação de culturas, plantar sempre o mesmo produto num só lugar ele acaba desgastando a terra também. Como produtor de tabaco eu recomendo que se não for fazer uma adubação verde, plante o milho ou o feijão naquela área, porque além de rotacionar as culturas, conseguirá ainda tirar um lucro extra.

Mais uma vez vos digo, cuidem da terra que tem em suas mãos, porque ela além de te sustentar, poderá sustentar os seus filhos, seus netos, bisnetos, enfim, todas as suas futuras gerações que virão depois de você. Como diz o meu pai, “Se hoje não cuidar da terra que tem em mãos no futuro apenas te sobrará as escrituras do terreno.”

MÊS NA PROPRIEDADE DOS REBINSKI

Este início de mês de maio foi corrido aqui na propriedade, terminamos de classificar e marcar o fumo da safra 2018/19, teve também a colheita do feijão safrinha que fazemos após o tabaco, foi a época também de preparo da terra para a próxima safra e da semeação da aveia. Para a próxima metade do mês temos que terminar a derrubada do eucalipto para a lenha das estufas e o início da preparação dos canteiros para a safra 2019/20.

MÊS QUE VEM TEM MAIS

Deixo o convite a você leitor a dar uma passada na página Fumicultores do Brasil, lá Facebook, e conhecer um pouco mais desse nosso trabalho em defesa do tabaco e da agricultura familiar.

Nos vemos novamente no mês que vem onde irei tratar de outro assunto que também é muito importante que é a permanência do jovem no campo.

Um grande abraço a todos e até mês que vem.

Colunista

Anderson Rebinski

Produtor de tabaco de Ivaí, município localizado na região sudeste do Paraná. Agricultor desde os 18 anos, aos 20 anos criou a fanpage Fumicultores do Brasil e desde então vem desempenhando um trabalho de divulgação sobre a produção de tabaco e a agricultura familiar. Atualmente a página no Facebook administrada por ele conta com mais de 300 mil seguidores.