SindiTabaco chega aos 74 anos

Criado em 24 de junho de 1947, com o nome de Sindicato da Indústria do Fumo, o nosso SindiTabaco está completando 74 anos nesta quinta-feira. A entidade que representa as indústrias de tabaco tem como foco a sustentabilidade, os assuntos regulatórios e a visibilidade do setor, buscando soluções para questões que afetam desde os produtores até o atendimento às exigências dos clientes internacionais.

Durante sua trajetória, o Sindicato teve denominações diferentes. Inicialmente, a base territorial abrangia apenas os municípios de Santa Cruz do Sul, Candelária, Venâncio Aires, Lajeado, Cachoeira do Sul e Arroio do Meio. Em 29 de dezembro de 1978, por despacho do Ministro de Estado do Trabalho, o nome foi definido como Sindicato da Indústria do Fumo de Santa Cruz do Sul. E em 22 de junho de 1980, a base territorial foi ampliada para todo o estado do Rio Grande do Sul e, posteriormente, a atuação se estendeu para Santa Catarina e Paraná.

A partir de 2009, a entidade passou a ser chamada Sindicato da Indústria do Tabaco da Região Sul do Brasil (SindiTabaco). E em 19 de julho de 2010 estendeu sua base territorial para o Brasil, com exceção dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, passando à denominação de Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco. Desde 1980, a estrutura administrativa do Sindicato está instalada em sede própria, no centro de Santa Cruz do Sul.

ATUAÇÃO – O SindiTabaco trabalha na busca de soluções para as diversas demandas que afetam o setor. Questões relacionadas à sustentabilidade da produção e do beneficiamento do tabaco no Brasil estão entre as principais preocupações do presidente da entidade, Iro Schünke, e sua equipe. São encabeçadas pela entidade, mobilizações em torno da busca de apoio a temas sensíveis levados para deliberação na Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e a questões tributárias que afetam o setor. Além disso, o SindiTabaco implementa diversos programas ambientais e de diversificação e realiza ações de conscientização acerca da preservação da saúde dos produtores e suas famílias e de combate ao trabalho infantil. As ações são divulgadas em veículos de imprensa de âmbito regional, estadual e nacional, assim como em canais próprios, com o intuito de dar visibilidade e transparência.

ASSOCIADAS – Atualmente, são associadas ao SindiTabaco as empresas: Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda, ATC – Associated Tobacco Company Brasil Exportação e Importação de Tabaco Ltda, Brasfumo Indústria Brasileira de Fumos S/A, China Brasil Tabacos Exportadora S.A, CTA – Continental Tobaccos Alliance S.A, JRM Tabacos do Brasil Eireli, JTI Processadora de Tabaco do Brasil Ltda, OTC Comércio e Fabricação de Fumos Ltda, Philip Morris Brasil Indústria e Comércio Ltda, Premium Tabacos do Brasil S/A, ProfiGen do Brasil Ltda, Souza Cruz Ltda, Tabacos Marasca Ltda, Universal Leaf Tabacos Ltda e UTC Brasil Indústria e Comércio de Tabaco Ltda.