Recebimento de embalagens de agrotóxicos segue pelo Rio Grande do Sul

Depois do recesso de final de ano, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos retoma as atividade no dia 16 de janeiro, seguindo o roteiro pela região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, no Rio Grande do Sul. Reiniciando a coleta de embalagens por localidades rurais de Venâncio Aires, as equipes do programa visitarão 12 pontos nos dias 16 e 17 de janeiro (outros 27 locais do município já tiveram a ação em dezembro de 2022). No dia 17, haverá também coleta em Mato Leitão (duas localidades) e Santa Clara do Sul (dois pontos). No dia 18 de janeiro, o recebimento segue por Taquari (dois locais) e Bom Retiro do Sul (um ponto).

Em Vera Cruz, serão 18 pontos visitados entre os dias 18 e 23 de janeiro, e em Vale do Sol serão 16 locais, nos dias 24 e 25. E os produtores de Candelária receberão as equipes do programa de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, com coleta de embalagens em 30 localidades rurais. No dia 2, haverá recebimento em seis pontos de Novo Cabrais e de 2 a 7 de fevereiro, em Cerro Branco (15 locais). No dia 7, também Caçapava do Sul será beneficiado (uma localidade) e Cachoeira do Sul, que será o último município do roteiro, com cinco pontos visitados nos dias 7 e 8.

Após, de 13 de fevereiro a 3 de março, as equipes do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias passarão por 25 municípios da região Centro do RS. Os municípios são (por ordem de visitação): Paraíso do Sul, Agudo, Formigueiro, Restinga Seca, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polésine, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Santa Maria, Itaara, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Toropi, Quevedos, Jari, São Vicente do Sul, Mata, Jaguari, Santiago, Unistalda, São Francisco de Assis e Nova Esperança do Sul.

O Programa de Recebimento de Embalagens é conduzido pelo SindiTabaco em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Os produtores devem levar os recipientes nos pontos de coleta, conforme os horários e locais indicados nos convites entregues pelas equipes de campo das empresas associadas ao SindiTabaco. Na entrega das embalagens, os produtores saem com recibos que são válidos perante os órgão de fiscalização ambiental atendendo ao que estabelece o decreto 4.074/2002, que define sobre a devolução das embalagens de agrotóxicos aos estabelecimentos onde foram adquiridas.

LEMBRE SEMPRE – As embalagens devem ser entregues limpas (tríplice lavadas) e secas, para garantir a possibilidade de reciclagem e transformação em outros insumos plásticos. Após coletados, os recipientes são separados e enviados para unidades recicladoras, onde são transformados em outros produtos plásticos, como materiais para a construção civil e novas embalagens de produtos químicos.

Para conferir o roteiro pelo Vale do Rio Pardo (RS), CLIQUE AQUI.

E para conferir o roteiro Centro (RS), CLIQUE AQUI.