Quando jovens se encontram para compartilhar vivências

A possibilidade de retorno de alguns eventos presenciais está tornando mais ricas as experiências pedagógicas dos jovens aprendizes do Instituto Crescer Legal. Além de realizarem diversas saídas de estudos e visitarem empreendedores, aconteceu, no começo de novembro, o 5º Encontro Regional de Aprendizes Rurais, reunindo quase 200 pessoas. A jornada, realizada no Parque da Expoagro, em Rio Pardo (RS), contou com a presença das sete turmas deste ano e de egressos das turmas de anos anteriores do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.

O encontro teve a apresentação de depoimentos de egressos, exibição de atividades das turmas de aprendizes, entrega dos certificados às participantes do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo, e a palestra ‘Jovem, faça sua vida brilhar!’ Ao abrir o evento, o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, aconselhou que os jovens estudem e não percam oportunidades de melhorar e se planejar. “Às vezes, na dificuldade se cresce muito e isso fortalece a caminhada para o futuro”, disse.

Entre as histórias de vida de egressos, destaca-se a de Denise Faust, de Santa Cruz do Sul, que se tornou empreendedora do campo e também é estudante de Pedagogia. “Através do Crescer Legal, passei a buscar novos horizontes, apresentei um projeto a um programa de incentivos e consegui recursos para a produção de alimentos”, contou. E Maira Petry, de Vera Cruz, contou que aprendeu a valorizar o campo e vai se formar em Direito buscando a aplicação do direito empresarial dentro das pequenas propriedades rurais.

Já Vinícius de Moraes, de Candelária, contou que foi contemplado com o prêmio do Jovem Empreendedor Rural, direcionou sua vida para a gestão ambiental e, atualmente, está na universidade cursando Engenharia Ambiental. E Helena de Moura, de Cerro Branco, relatou que alcançou grande desenvolvimento e se tornou radialista e seus planos são seguir carreira na área da comunicação.

Apresentação das turmas
Boqueirão do Leão – Apresentou a produção de bananas orgânicas, com detalhes sobre o cultivo, como época de plantio, clima ideal, controle de pragas e fertilização do solo pelo manejo de plantas.
Canguçu – Os aprendizes falaram sobre autoconhecimento e reconhecimento de competências pessoais, como a determinação. Também falaram das visitas a propriedades agrícolas e ao prefeito de Canguçu.
Cerro Branco – Apresentaram a Janela de Oportunidades, exercício que mostrou o que os aprendizes planejam em termos de escolhas para o futuro.
Passo do Sobrado – Mostraram duas ações comunitárias: o pedágio para a ONG Cia dos Animais e a campanha de coleta de alimentos para beneficiar as famílias cadastradas no setor de assistência social do município.
Santa Cruz do Sul – Realizaram pesquisa sobre redes sociais e tecnologias e aplicação na vida rural, como comunicação, divulgação de produtos e ferramentas de marketing.
Sinimbu – Mostraram o projeto Gelateca, pelo qual customizaram uma geladeira antiga e arrecadaram livros, que são disponibilizados para a comunidade.
Herveiras – Falaram da importância do planejamento em equipe, da expressão artística e apresentaram a música Vagalumes.

O Encontro de Aprendizes está disponível no youtube. Para ver, CLIQUE AQUI.