Quando a educação aponta caminhos empreendedores

Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) de 2014 até 2021 (cargo precedido de diversas funções pedagógicas e administrativas em nome do ensino), é uma entusiasta da educação como transformadora de vidas. Uma das suas diversas ações em prol da comunidade foi a parceria com o Instituto Crescer Legal, entidade na qual Camen Lúcia faz parte do Conselho da diretoria.

Através do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo, meninas egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural ganham voz em programas de rádio, numa parceria com o curso de Comunicação da Unisc. Com isso, as meninas do campo têm a oportunidade de aprimorarem suas habilidades de comunicação e serem protagonistas na realização de programas de rádio, colocando o mundo feminino da mulher rural em evidência.

Em entrevista para o Boletim Crescer Legal de dezembro/2021, Carmen Lúcia diz que o Nós por Elas permite a expansão de horizontes para as jovens do meio rural. Conforme ela, a participação no programa representa uma ampliação de experiências e leitura de mundo, onde a convivência com o ambiente da universidade permite a construção de novos conhecimentos para a vida profissional.

A iniciativa inédita de aplicação da Lei da Aprendizagem em um modelo de educação no campo também é vista com bons olhos pela educadora. Na sua opinião, contribui significativamente para fazer a diferença na vida dos jovens do campo, possibilitando aprendizagens e profissionalização para fortalecer a capacidade de melhoria e gestão sustentável das pequenas propriedades rurais. Outro aspecto abordado na entrevista do Boletim Crescer Legal é a importância do incentivo para que os jovens do campo pensem sobre o futuro. “É um espaço de educação alternativo à escola formal, apontando perspectivas para os jovens no sentido de ampliar competências, a partir de atividades reflexivas e inovadoras”, diz, referindo-se ao Programa de Aprendizagem do Instituto.

CLIQUE E CONFIRA ENTREVISTA COM CARMEN LÚCIA DE LIMA HELFER NO BOLETIM CRESCER LEGAL