Produtores do Centro Norte de Santa Catarina devem entregar as embalagens vazias

Depois de encerrar os itinerários pelo Alto Vale de Santa Catarina, as equipes do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos farão o roteiro pela região Centro Norte catarinense. A nova ação de coleta irá de 1º a 23 de março e atingirá 14 municípios: Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira, Papanduva, Monte Castelo, Timbó Grande, Mafra, Três Barras, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Itaiópolis.

No primeiro dia do roteiro, os caminhões passarão por duas localidades de Porto União (São Pedro e Lança) e seis comunidade de Irineópolis (Vila Nova, Serrinha, Colônia Escada, São Sebastião do Bom Retiro e dois locais de Santo Antônio). No dia 2, haverá recebimento em oito ponto de Irineópolis (Serra Grande, Rio Vermelho, São José, Rio Branco, Campina dos Pintos, Boa Vista, Pedra Branca e Pé da Serra). No dia 3, serão quatro comunidades de Irineópolis (Colônia Lietzkoski, São Pascoal, Aparecida dos Pardos e Km 16) e cinco localidades de Bela Vista do Toldo (Rio Bonito, Imbúia, Arroio Fundo, Gralha e São Roque). No dia 4, a coleta continua em Bela Vista do Toldo (Rio da Areia de Cima, Colônia Ouro Verde, Bela Vista do Toldo, Lagoa do Sul, Rio da Veada, Ribeirão Raso e Serra do Lucindo).

De 5 a 9 de março, as equipes do Programa estarão em Canoinhas e farão a coleta de embalagens em 23 comunidades rurais. No dia 10, o recebimento será em Major Viana (nove pontos) e no dia 11, em Papanduva (10 localidades). Para o dia 16, está prevista a coleta de recipientes em Monte Castelo (4 pontos) e Mafra (6 locais) e, no dia 17, em Mafra, passando por oito localidades. No dia 18, os caminhões do programa irão para Campo Alegre e São Bento do Sul, e no dia 19, para Rio Negrinho e Itaiópolis, onde farão a coleta até o dia 23.

Veja o roteiro completo

LEMBRE:

– As embalagens devem ser devolvidas tríplice lavadas e os recipientes rígidos devem ser perfurados.

– Desenvolvido de forma itinerante pelo SindiTabaco e empresas associadas, com o apoio da Afubra, o Programa tem como objetivo preservar o meio ambiente e evitar o descarte inadequado de embalagens vazias de agrotóxicos, protegendo assim a saúde e a segurança dos produtores e de suas famílias.

– Atualmente, o programa percorre 10 roteiros distintos que abrangem todas as regiões produtoras de tabaco gaúchas e catarinenses. No Paraná, iniciativas semelhantes são realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco.