Prática de aprendizagem rural tem reconhecimento nacional

O programa de aprendizagem direcionado a filhos de produtores rurais foi um dos destaques da 17ª edição do Prêmio Innovare. Com a apresentação da prática “Aprendizagem profissional como alternativa ao combate do trabalho infantil no meio rural”, o Instituto Crescer Legal foi homenageado na categoria Justiça e Cidadania do prêmio nacional.

O resultado, divulgado no final do ano passado ocorreu em cerimônia virtual com a participação dos ministros do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Rosa Maria Weber. Coube a Ayres Britto, que é presidente do Conselho Superior do Innovare, anunciar o nome do Crescer Legal. Com a apresentação do jornalista Heraldo Pereira, o ato divulgou as 12 práticas selecionadas em um universo de 646 inscritos em seis categorias.

Das 189 práticas inscritas na categoria Justiça e Cidadania, duas foram selecionadas como finalistas, sendo uma delas a do Instituto Crescer Legal, na qual aprendizes são contratados e remunerados de acordo com a Lei da Aprendizagem, porém não realizam nenhuma atividade nas empresas contratantes, mas, sim, no âmbito do curso que alia teoria à prática. “O reconhecimento desse porte, por si só, é um prêmio e uma grande honraria. A indicação é o reconhecimento em nível nacional ao trabalho desenvolvido pelo Instituto, com envolvimento dos parceiros e das empresas de tabaco que apoiam a iniciativa, e demonstra que estamos no caminho certo para atingir os propósitos de ofertar oportunidades aos jovens e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil”, diz Iro Schünke, diretor-presidente da entidade.

O PRÊMIO – Criado em 2004, o Prêmio Innovare identifica e evidencia iniciativas desenvolvidas voluntariamente que trazem soluções inovadoras, ampliam a proximidade entre instituições jurídicas e a população e contribuem para o aprimoramento da Justiça brasileira. Ao todo, já foram premiadas 226 práticas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica.

O INSTITUTO – Iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas, o Crescer Legal conta com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do País. Em 2021, serão sete turmas do curso de empreendedorismo e gestão rural, nos municípios gaúchos de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu.