Por onde andam os egressos do Programa de Aprendizagem do Instituto Crescer Legal

O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal proporciona aos jovens aprendizes possibilidades de terem novos horizontes relacionados ao meio onde suas famílias têm construído sua história. Dos primeiros egressos do curso de empreendedorismo e gestão rural, 86,1% continuaram a residindo no meio rural e 82% estiveram inseridos em alguma iniciativa comunitária ou associativa. Além disso, dentro do Programa de Egressos do Instituto, 93% já participaram de uma ou mais oportunidades oferecidas após o término do curso de aprendizagem.

A gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, lembra que o programa tem possibilitado aos adolescentes se identificarem enquanto jovem rural e reconhecerem iniciativas positivas. “Às vezes, até mesmo conhecendo iniciativas de seus vizinhos ou outras pessoas, o jovem vislumbra possibilidades de empreender na sua vida com novidades na propriedade da família ou de assumir uma posição de liderança na própria comunidade”, conta. “E isso se demonstra nos projetos de conclusão do curso, que são criados e construídos individualmente, mas dentro de um ambiente coletivo de aprendizagem junto aos seus colegas e com a mediação dos educadores”, acrescenta.

Por meio do contato mantido através do programa de acompanhamento dos egressos, há a percepção de que a grande maioria permanece no meio rural. “Muitos ainda residindo com a família, alguns já adultos construindo a sua própria família e se estabelecendo no campo porque visualizaram que o meio rural possibilita buscar uma qualidade de vida, com liberdade, mas também com muita responsabilidade e desafios, assim como qualquer trabalho que forem escolher para sua vida”, explica Nádia Solf. “É motivo de satisfação ver esse resultado, tanto dos jovens que concluíram agora com excelentes projetos para suas vidas, como os primeiros egressos formados em 2017 e tantos outros que já concluíram ou estão cursando o ensino técnico e alguns na graduação em diferentes áreas”, ressalta a gerente do Instituto.

PROJETOS DE VIDA – Os projetos de final do curso de gestão e empreendedorismo são exemplos de construção de planos de futuro. “São projetos riquíssimos porque têm a essência daquele jovem, daquilo que ele conseguiu identificar como possibilidade para seu futuro, que demonstra a identificação dele com aquele meio”, diz Nádia. “É a preparação do jovem enquanto empreendedor na sua própria vida, identificando possibilidades de melhorar sua propriedade, de buscar uma preservação dos recursos naturais ao mesmo tempo que propõe para sua família alguma produção diferente, diversificação ou alguma melhoria no uso dos recursos naturais, ou então identificando que, para atingir objetivos de longo prazo, também é necessário seguir se aperfeiçoando e estudando”, completa. Para saber as histórias de muitos deles, acesse o blog, CLICANDO AQUI.