O tabaco no Sul do Brasil

A relevância do tabaco para a região Sul do Brasil é inegável, seja no aspecto econômico como no social. Na safra 2020/2021, a produção foi de 583 mil toneladas (segundo pesquisa da Deloitte junto às empresas associadas do SindiTabaco) cultivadas em 254 mil hectares espalhados por 508 municípios. E você sabe onde estão os 138 mil empreendedores do campo que produzem tabaco? Os levantamentos mostram que 51% deles estão no Rio Grande do Sul, 28% em Santa Catarina e 21% no Paraná.

No Rio Grande do Sul, foram produzidas 296 mil toneladas, em 131 mil hectares de lavouras em 206 municípios. A produção foi resultado do trabalho de 71 mil produtores, com estimativa de envolvimento de 284 mil pessoas no meio rural. A receita total dos produtores foi de R$ 3 bilhões.

Em Santa Catarina, 42 mil produtores cultivaram 72 mil hectares de lavoura em 189 municípios, produziram 163 mil toneladas e obtiveram receita de R$ 2 bilhões. A estimativa é de 168 mil pessoas envolvidas na produção de tabaco. E no Paraná, 25 mil produtores cultivaram 51 mil hectares em 113 municípios e produziram 124 mil toneladas, com rendimento de R$ 1,6 bilhão. O cultivo envolveu o trabalho de 100 mil pessoas no meio rural.

MUNICÍPIOS – Conforme o levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), entre os municípios produtores, Canguçu, na região Sul do Rio Grande do Sul, ficou em primeiro lugar no ranking da safra 2020/2021, com a produção de 22.944 mil toneladas. O volume foi cultivado por 5.378 produtores em 8.767 hectares. O segundo município em produção foi São João do Triunfo, na região Sudeste do Paraná, onde 2.216 produtores cultivaram 19.087 mil toneladas, em 8.243 hectares. Em terceiro lugar ficou São Lourenço do Sul (RS), também na região Sul gaúcha, com 4.083 produtores e 18.103 mil toneladas. Na sequência estão Venâncio Aires (RS), na região Centro do RS, com 18.050 mil toneladas e 3.926 produtores; Rio Azul (PR), com 15.406 mil toneladas e 2.200 produtores; e Itaiópolis (SC), em sexto lugar, com 15.336 mil toneladas e 2.848 famílias produtoras.

Para conferir estes e demais números do setor, CLIQUE AQUI.