O agro se transforma e cresce

A tendência para o futuro é um crescimento ainda maior da aplicação de soluções inovadoras no campo, pois a agricultura vem sendo aprimorada em aspectos como profissionalização, precisão, otimização de recursos e preservação da biodiversidade. Nesse sentido, a ciência e a tecnologia são fundamentais para o aperfeiçoamento da produção e a integração da cadeia logística, levando ao objetivo final, que são os bons negócios com base na satisfação dos consumidores.

E o produtor rural está sendo chamado a evoluir junto, não pode ser mais aquela pessoa que ficou no campo por falta de oportunidades melhores, baixa escolaridade ou comodismo. O novo profissional rural é arrojado, inserido no mundo global, toma decisões com base em análises de mercado, é informado e aplica tecnologias na produção.

Conectado a essa nova geração do campo, o Instituto Crescer Legal vem incentivando o protagonismo e oferecendo condições para que os ainda adolescentes possam ter suas visões de mundo ampliadas e, aqueles que se identificarem com o campo, tenham um encontro promissor com o novo agro brasileiro. A contratação de filhos de produtores rurais como jovens aprendizes para que frequentem o curso de gestão e empreendedorismo e fiquem longe das atividades impróprias para suas idades é a principal ação inovadora do Instituto.

Somando-se a isso, diversas outras atividades permitem novas oportunidades de vida e o despertar para a conexão com essa nova agricultura. As reflexões propostas vão de estudo e análise das propriedades rurais e diagnósticos regionais com estudos dos arranjos produtivos, até mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Também são desenvolvidos trabalhos em grupo envolvendo a família e a comunidade e estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural. Além disso, viagens de estudo e visitas a empreendedores de sucesso são atividades frequentes durante o curso.

Fundado em 2015, o Crescer Legal já certificou 596 jovens rurais de 33 turmas em 11 municípios do Rio Grande do Sul no Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A cada ano, são sete novas turmas, em diversos municípios. Outras ações do Instituto são o Programa Nós por Elas, para o despertar do protagonismo feminino no campo, e o Programa Boas Práticas em Empreendedorismo para a Educação, voltado a professores de escolas do campo, além de parcerias com entidades e instituições para a oferta de outras possibilidades de desenvolvimento dos jovens rurais.

Saiba mais: www.crescerlegal.com.br

——————-

– IBGE – De acordo com dados do IBGE de 2015, levantados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais e 84,72%, vive em áreas urbanas.