Itaiópolis: a primeira parada do Instituto Crescer Legal em SC

A primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural em Santa Catarina, será no município de Itaiópolis, onde cerca de 20 adolescentes estão sendo contratados como jovens aprendizes por empresas apoiadoras do Instituto Crescer Legal para frequentarem o curso de gestão e empreendedorismo. A ação abrange jovens rurais das localidades de Bom Jesus, Lucena, Vila Nova, Vila José Dresseno, Centro, São Lourenço, KM 27, Poço Claro, Vila Bromélia, KM 36, Xavier da Silva, Santos Dumont, Rio Vermelho e Santo Antônio.

Em entrevista para o Blog Empreendedores do Campo, o prefeito de Itaiópolis, Mozart José Myczkowski, lembra a importância da ação para evitar o êxodo rural e possibilitar novas oportunidades aos adolescentes do campo. Veja o que diz o chefe do executivo.

Qual sua expectativa com a oferta do curso de gestão e empreendedorismo do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal no seu município?

Prefeito Mozart Myczkowski: O curso de aprendizagem gera uma expectativa muito grande porque Itaiópolis é o maior produtor de tabaco de Santa Catarina e isso vem ao encontro do anseio de fortalecer ainda mais o aprendizado dos futuros empreendedores rurais, que são os filhos dos nossos produtores. Então, para mim, como prefeito, é uma honra e tem muito significado a presença do Instituto Crescer Legal. E esperamos que seja assertiva a linha de aprendizado para os nossos adolescentes.

Um dos objetivos do Instituto Crescer Legal é oferecer possibilidades para que os jovens do campo reflitam e percebam as opções que eles têm na escolha dos seus projetos de vida. O Senhor acha isso importante na realidade de Itaiópolis?

Prefeito Mozart Myczkowski: Acredito que o objetivo do Instituto Crescer Legal vai atingir em cheio os anseios dos jovens empreendedores rurais de Itaiópolis. Vai preparar melhor ainda, porque entendo que a propriedade dele é uma questão de investimento da família, é uma questão de futuro. E, com certeza, o aproveitamento do ensino no gerenciamento da propriedade, vai ser de suma importância na vida e no futuro do jovem aprendiz e também de sua família, especialmente por causa dos novos conhecimentos adquiridos.

Outro objetivo do Instituto é o combate ao trabalho infantil. Como o Senhor vê as ações do setor do tabaco para evitar o uso de mão de obra de crianças e adolescentes nas lavouras?

Prefeito Mozart Myczkowski: As ações do setor do tabaco visam atender determinações de leis de combate ao trabalho infantil. Acho que o Instituto Crescer Legal contribui muito para que essa questão seja definitivamente resolvida e que as famílias produtoras sigam com seus projetos, com o desenvolvimento de atividades, obedecendo a lei e combatendo o trabalho infantil.

A sucessão nas propriedades rurais tem se mostrado um dos grandes desafios do agronegócio. Essa é também uma realidade percebida em Itaiópolis? De que outras formas acredita ser possível mitigar o problema?

Prefeito Mozart Myczkowski: Trata-se da chamada evasão do trabalho na área rural. Os Jovens procuram universidades e outras profissões e a atividade rural que a família mantém há anos, acaba ficando de lado. Com o Instituto Crescer Legal e seus novos ensinamentos e incentivos, o jovem vai entender que aquela terra, aquela propriedade, gerida num modelo de empresa, pode ser o seu ganha-pão, o seu futuro. E isso, com certeza, vai contribuir muito para o combate do êxodo rural, que também é muito verificado aqui no nosso município e não é de hoje. Acredito que essa oportunidade vai fortalecer o jovem no campo, não apenas com sua participação no trabalho e nas atividades da família, mas tratando-se de uma visão de gerenciamento da propriedade da família em benefícios financeiros para todos.

Qual a importância do tabaco para o município?

Prefeito Mozart Myczkowski: O município de Itaiópolis é essencialmente agrícola. Na nossa Secretaria Municipal do Agronegócio, vemos que 66% da arrecadação do nosso município vem do agronegócio. E, desses 66%, 52% vem do tabaco. Então, o tabaco é a principal e maior produção de renda no município de Itaiópolis.

———————-

SAIBA MAIS – Além de Itaiópolis, em 2023 o Instituto Crescer Legal também estará presente em seis municípios gaúchos, com turmas em Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul. Os participantes são contratados como jovens aprendizes, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas em escolas rurais ou outros espaços cedidos pelas prefeituras parceiras que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário. Iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto tomou forma em 2015 e já certificou 741 jovens em gestão e empreendedorismo.