Instituto Crescer legal: oito anos e muitas histórias

Nos últimos oito anos, nosso interior conta com a presença de jovens aprendizes, filhos de produtores rurais que são contratados com salário proporcional para fazerem curso de aprendizagem. Essa é uma das contribuições do Instituto Crescer Legal, criado e mantido por empresas do setor do tabaco para combater o trabalho infantil nas regiões rurais e proporcionar aos jovens do campo uma nova visão sobre suas perspectivas de vida. E, a cada ano, as atividades são resumidas no Relatório Institucional do Instituto, publicação que mostra a evolução e o crescimento da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

No relatório de 2022, estão dados, depoimentos e fotos que revelam a dimensão do desenvolvimento que o Crescer Legal é capaz de proporcionar aos aprendizes, suas famílias e suas comunidades. Ao abrir a publicação, o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, diz que entre as muitas alegrias do ano, a maior foi a volta das atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural ao formato original. “Acompanhar as turmas de aprendizes discutindo ideias para suas propriedades e comunidades de forma presencial e vislumbrando um futuro promissor, é uma grande conquista”, salienta. Ele também ressalta as ações dos programas Nós por Elas – A voz feminina do campo e Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, ambas iniciativas que contribuem com a ampliação de mundo para os jovens rurais.

Ao longo dos oito anos, os números cresceram e mostram que 741 jovens receberam seus certificados do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural e que até 2022 foram formadas 40 turmas. Todos os aprendizes foram contratados através da Lei da Aprendizagem, mas não para exercerem atividade laboral, e sim para frequentarem o curso oferecido em localidades rurais e no turno oposto ao do ensino regular. Na aprendizagem, estão eixos como o reconhecimento das propriedades rurais, diagnóstico regional com estudos de arranjos produtivos, mapeamento de parcerias estratégicas, trabalho envolvendo famílias e comunidades e desenvolvimento de produto de gestão ou empreendedorismo.

Nas 36 páginas do relatório estão ainda a relação das diversas saídas técnicas e viagens de estudo realizadas no ano, visando o contato com empreendedores de sucesso e a proximidade com as inovações para o agro. Em 2022, ocorreu o 6º Encontro Anual de Aprendizes Rurais, momento de integração que reuniu mais de 200 jovens, entre aprendizes do ano e egressos. Também em 2022, foi realizada a 6ª edição do Nós por Elas – A voz feminina do campo, que já contou com 43 jovens de 11 municípios. E ocorreu ainda a terceira turma do Programa de Boas Práticas de Empreendimento para a Educação, que já soma a participação de 43 professores de 24 escolas do campo.

A edição impressa do Relatório Institucional do Instituto Crescer Legal 2022 está sendo distribuída. E a versão virtual pode ser conferida, CLICANDO AQUI.