Indústria, a engrenagem que move a economia

No Brasil, o setor industrial é responsável por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e 20% dos empregos formais, 70% das exportações brasileiras de bens e serviços, 72% dos gastos em pesquisa da iniciativa privada e 33% da arrecadação de tributos federais. Além de importante para o desenvolvimento econômico e social, a indústria tem papel estratégico no fortalecimento de todo o setor produtivo, especialmente por seus investimentos em tecnologia e inovação e o desenvolvimento, por exemplo, de variedades mais produtivas, defensivos mais eficazes e seguros e máquinas que aumentam a competitividade da produção nacional.

No setor do tabaco, os números são bem significativos, pois o produto tem gerado mais de R$ 14 bilhões em impostos a cada ano para o país e, em muitos municípios produtores, o tabaco chega a representar mais da metade da arrecadação. Além disso, 85% da produção brasileira é destinada às exportações. Em 2021, saíram dos portos brasileiros 464.429 toneladas, gerando US$ 1,464 bilhão em divisas. Mesmo com problemas logísticos reflexos da pandemia (com escassez de navios e contêineres), o produto brasileiro foi enviado para 105 países, sendo que o principal destino foi a União Europeia, com 40% do total exportado.

Para 2022, a perspectiva, conforme apontam as pesquisas realizadas pela consultoria Deloitte, é exportar o mesmo volume de 2021 e com valores em dólares um pouco superiores. A expectativa deve se confirmar, pois os números dos três primeiros meses deste ano revelam que a arrancada das atividades das indústrias de tabaco foi proeminente. O monitoramento de desempenho industrial realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) mostra variação positiva de 33,8% em relação ao desempenho do primeiro trimestre do ano passado.

PARCERIA COM O RURAL – Com atuação visando beneficiar toda a cadeia produtiva, o trabalho ocorre em parceria com os produtores, através do Sistema Integrado de Produção (SIPT). Assim, quem cultiva tabaco tem garantia de venda e as indústrias podem abastecer seus clientes com regularidade e produtos de qualidade e integridade. Dessa forma, além de manter os 40 mil empregos diretos nas plantas indústrias, as empresas também contribuem com a manutenção de trabalho e renda para 552 mil pessoas envolvidas no meio rural.

GARGALOS – Mesmo com sua grande importância social e econômica, recorrentemente as indústrias do tabaco têm enfrentado problemas relacionados a decisões governamentais, legislações e de logística. Entre os obstáculos, estão os que resultam das ações antitabagistas, que impactam diretamente o setor no Brasil, bem como aumentos de impostos e contrabando.

———————–

SAIBA MAIS – O dia 25 de maio foi escolhido como Dia da Indústria em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, falecido em 25 de maio de 1948. Ele era engenheiro, mas consagrou-se como industrial, administrador, professor, historiador e político.