Expoagro de 2020 busca valorização do agricultor

A 20ª edição da Expoagro Afubra terá como tema central “Valorização do agricultor: do campo à cidade” e a programação irá mostrar a importância das comunidades rurais e a sua relação com o meio urbano. Para isso, a ênfase será nos caminhos que os produtos fazem a partir do momento em que são produzidos nas propriedades rurais até chegarem às casas dos consumidores finais. Em 2020, a feira ocorrerá de 18 a 21 de março, com quatro dias, um a mais em relação aos eventos dos anos anteriores.

Com 19 edições realizadas, a Expoagro Afubra já faz história como a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. A cada ano, é elaborada uma programação técnica que atenda às necessidades dos produtores rurais e mostre as novidades do setor agropecuário, através de manejos, demonstrações práticas, exposição e informação em áreas temáticas: animais, dinâmica de máquinas, agroindústrias, avicultura colonial, dia do arroz, espaço cultural, hortaliças, energias renováveis e viveiro de mudas. São atrações especiais ainda as atividades específicas dos estandes das entidades e dos expositores presentes.

Na edição de 2019, com o tema “Tecnologias para o campo: gestão”, a Expoagro teve entre seus expositores, o Instituto Crescer Legal. No estande do Instituto, a equipe e jovens egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural compartilharam com os visitantes as mudanças pessoais e interpessoais alcançadas na experiência da aprendizagem e os projetos colocados em prática. O público pôde conhecer a iniciativa considerada inovadora por oferecer uma formação voltada para a gestão rural e empreendedorismo para adolescentes filhos de produtores familiares e trabalhadores rurais na cultura do tabaco. Além disso, durante os dias da feira, houve visitas técnicas das turmas de aprendizes à exposição.