Esta história é de sucesso

Com idade de criança, mas com trajetória já madura, o Instituto Crescer Legal fará seu quinto aniversário amanhã. Criado no dia 23 de abril de 2015 para dar continuidade e incrementar as ações que já eram realizadas no combate ao trabalho infantil no campo, o Instituto passou também a oferecer mais subsídios para que meninos e meninas permaneçam e se desenvolvam no meio rural. Criada pelo SindiTabaco e suas empresas associadas, a iniciativa tomou forma com o apoio e adesão de pessoas e entidades envolvidas com a educação e prevenção ao trabalho infantil, resultando em oportunidades de geração de renda e desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos jovens do campo.

A trajetória do Crescer Legal já está entrelaçada com as histórias de vida de muita gente, em especial dos 333 adolescente rurais formados no curso de empreendedorismo e gestão rural oferecido pelo Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Isso porque a missão de combater o trabalho de crianças e adolescentes por meio de ações no campo cultural, educacional e socioassistencial vem sendo cumprida desde a fundação. Também vem sendo desempenhado o objetivo de oferecer alternativas de aprendizagem e profissionalização para os jovens, fortalecendo a capacidade de gestão sustentável da pequena propriedade rural.

O Programa de Aprendizagem contempla cinco eixos curriculares: estudo e análise das propriedades rurais; diagnóstico do município e região com estudos dos arranjos produtivos locais; mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas; trabalhos em grupo envolvendo as famílias e comunidade; e o trabalho final, com estudos de viabilidade de desenvolvimento de um produto de gestão ou empreendedorismo. Com contratação como jovens aprendizes por empresas associadas ao Instituto, os adolescentes participam do curso que tem o objetivo de promover a educação empreendedora voltada ao desenvolvimento de uma atitude de protagonismo dos jovens, emancipando-os para que tomem decisões que aliem a inovação à responsabilidade.

GÊNERO – A realidade da mulher no meio rural é questão discutida no Programa “Nós por Elas – A voz feminina do campo” criado em 2017 como uma iniciativa social para egressas do Programa de Aprendizagem. Em parceria com os cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul, o “Nós por Elas” capacita as jovens, na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento para outros jovens do meio rural.

PRÊMIOS – O pioneirismo do Instituto Crescer Legal já foi merecedor de prêmios e reconhecimentos. Alguns são o Prêmio Líderes e Vencedores 2019 – Etapa Regional Santa Cruz do Sul, na categoria Destaque Comunitário, e a participação no Prêmio AJURIS Direitos Humanos, promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. Outras premiações foram no Concurso Literário e de Imagens para Aprendizes do Rio Grande do Sul, onde aprendizes do Crescer Legal conquistaram premiações e fizeram parte de livros editados pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP).

2020 – Neste ano, o Programa de Aprendizagem saiu do Vale do Rio Pardo (RS) passou a ter uma turma em Canguçu, no Sul gaúcho, distante 230 quilômetros da sede do Instituto em Santa Cruz do Sul. Além de Canguçu, estão em andamento outras seis turmas nos municípios de Sinimbu, Boqueirão do Leão, Herveiras, Passo do Sobrado, Cerro Branco e Santa Cruz do Sul, totalizando o atendimento de 140 jovens matriculados.