Em artigo, prefeito Vinicius Pegoraro fala dos benefícios da cultura do tabaco

Os gestores públicos têm, entre suas funções, a missão de buscar iniciativas e parcerias que beneficiem a população e que proporcionem às pessoas oportunidades de trabalho e renda e a consequente qualidade de vida. Essa é a visão do prefeito de Canguçu (RS), Marcus Vinicius Muller Pegoraro. Ele, que também é presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), é um incentivador de ações da iniciativa privada que proporcionem contribuições positivas.

Ao escrever um artigo para a seção Sob um novo olhar, da publicação SindiTabaco News, ele expôs sua opinião sobre os benefícios da produção de tabaco para Canguçu, que já foi o município campeão em produção de tabaco no Brasil. Na última safra, quando ficou em segundo lugar, o cultivo das folhas continuou expressivo no município, com 17.563 toneladas produzidas por 5.539 produtores.

No texto intitulado “A constante revolução na produção do tabaco”, Vinicius Pegoraro, diz que um dos princípios que leva consigo na tarefa de gestor público é estar aberto a conhecer e incentivar práticas que beneficiem a comunidade. “Dentro desse compromisso, tenho acompanhado de perto a cadeia produtiva do tabaco. É inegável a importância dos ganhos econômicos gerados com a produção de tabaco ao Brasil, que hoje ocupa a condição de segundo maior produtor e de maior exportador mundial”, comenta.

Em seu artigo, Pegoraro também fala dos benefícios percebidos com a presença do Instituto Crescer Legal, que beneficia jovens integrantes de famílias produtoras de tabaco, preparando-os para o empreendedorismo. “Ao investimento na educação e qualificação, somam-se as rígidas regras de combate ao trabalho infantil adotadas de forma pioneira. É com satisfação que acompanho esse tipo de iniciativa que demonstra que há um importante planejamento de futuro sendo feito, o qual repercutirá positivamente não apenas nessa cultura, mas na formação como um todo de uma geração comprometida com o campo e preparada para enfrentar os seus desafios”, salienta.

O texto do prefeito Vinicius Pegoraro pode ser conferido na versão digital da edição da SindiTabacoNews. Leia na íntegra AQUI.

O que é a Amprotabaco?

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco une os prefeitos dos municípios produtores na defesa da importância social e econômica da cadeia produtiva do tabaco. Atualmente, o tabaco ocupa 261 mil hectares, com produção de mais de 600 mil toneladas.