Dia de formar novos empreendedores do campo

Fernando Schwanke é o padrinho da formatura dos aprendizes rurais das sete turmas de 2019

Ocorre hoje a formatura dos 130 jovens aprendizes de 2019 no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. A cerimônia, realizada em Santa Cruz do Sul, tem como padrinho Fernando Henrique Kohlmann Schwanke, secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura.

Na opinião de Schwanke, oferecer oportunidades para os jovens que vivem no campo é garantir a perpetuação dos negócios rurais. Em entrevista para o Boletim Crescer Legal, ele salientou que a sucessão é a garantia da atividade rural e que, para isso, deve haver preparo para uma transição segura. Conforme o padrinho, a valorização do jovem do campo se dá com atividades de geração de renda e a disponibilização dos mesmos benefícios que os jovens têm na cidade. “Se conseguirmos isso, tenho certeza que os jovens permanecerão no campo, pois a qualidade de vida é muito boa”, disse.

Na entrevista, Fernando Schwanke avaliou a inciativa do Instituto Crescer Legal como uma grande ação de apoio ao empreendedorismo dos jovens rurais. “A gestão da propriedade é fundamental. É como se fosse gerir uma empresa. A propriedade é uma empresa e precisa ser encarada desta forma. Dentro dela existem muitas oportunidades de empreender, e os gestores devem estar preparados para isto. Focar em gestão é focar no sucesso do negócio”, acrescentou. Leia a entrevista completa na seção Trocando Ideias, do Boletim Crescer Legal: crescerlegal.com.br/boletins/