Dia da indústria: tempo de recuperação

Em meio a uma catástrofe climática sem precedentes, industriais gaúchos se unem aos esforços públicos para reerguer o Rio Grande do Sul. Solidariedade e integração dão o tom de iniciativas em prol da reconstrução.

Maio de 2024 ficará para a história do Rio Grande do Sul, severamente atingido por cheias históricas. A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) afirma que as enchentes afetaram 80% da atividade econômica gaúcha e o efeito dos estragos tende a perdurar por muito tempo. Além de reconstruir casas, pontes e estradas, muitos esforços serão necessários para restabelecer a plena atividade econômica no Estado.

Em meio à grande apreensão vivida pelos gaúchos, diversos setores industriais estão colocando sua expertise em gestão e administração a serviço da reconstrução. A data de 25 de maio, Dia da Indústria, é momento para o reconhecimento do que está sendo feito pelo setor diante da enchente histórica que alterou a vida de milhares de pessoas.

No Vale do Rio Pardo, região muito afetada pelas intempéries, as empresas associadas ao SindiTabaco têm atuado com base na solidariedade e integração para apontar o rumo da reconstrução. Princípios que norteiam a eficiência na produção e as decisões no mundo dos negócios foram rapidamente transformados em iniciativas de enfrentamento à calamidade. Uma das medidas foi a interrupção temporária das atividades e manutenção da remuneração aos trabalhadores que não conseguiam chegar às empresas devido às dificuldades decorrentes das chuvas.

Outras decisões foram doações de cestas básicas, materiais de limpeza, de higiene e móveis, tanto para colaboradores afetados, quanto para trabalhadores com familiares atingidos. Houve ainda a liberação de empréstimos emergenciais aos colaboradores que precisam reconstruir moradias ou adquirir outros bens e equipes de voluntários foram liberados de suas atividades para auxiliar na limpeza de casas, escolas e comunidades. Além disso, ações de saúde mental, com o apoio de psicólogos fazem parte da nova rotina das pessoas afetadas ligadas às indústrias.

Algumas outras ações foram a disponibilização de geradores de energia e reservatórios de água, bem como embarcações e veículos para auxiliar no resgate de pessoas e animais ilhados. Sempre que possível, as ações foram realizadas em contato direto com órgãos oficiais responsáveis para otimizar os auxílios no enfrentamento das principais demandas dos municípios.

Para além do importante e necessário apoio aos seus colaboradores e à comunidade, as indústrias do setor também têm voltado a sua preocupação aos produtores integrados. Um levantamento está sendo realizado para dimensionar os danos causados nas propriedades rurais.

EMPRESAS ASSOCIADAS – Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda, ATC – Associated Tobacco Company Brasil Exportação e Importação de Tabaco Ltda, BAT Brasil, Brasfumo Indústria Brasileira de Fumos S.A,China Brasil Tabacos Exportadora S.A, CTA – Continental Tobaccos Alliance S.A, JTI Processadora de Tabaco do Brasil Ltda, OTC Comércio e Fabricação de Fumos Ltda, Philip Morris Brasil Indústria e Comércio Ltda, Premium Tabacos do Brasil S.A, ProfiGen do Brasil Ltda, Tabacos Marasca Ltda, Universal Leaf Tabacos Ltda e UTC Brasil Indústria e Comércio de Tabaco Ltda.