Celebrando histórias de jovens empreendedores

No mês em que se comemora o Dia Estadual da Juventude Rural, surge mais uma oportunidade de reflexão e debate sobre o que pensam os jovens do Sul do Brasil, seus anseios e sua importância no mundo. A data de 15 de julho, foi instituída pela lei estadual nº 11.361, de 1999, e, desde então, diversas instituições e entidades realizam programações visando a conscientização acerca das possibilidades que são proporcionadas à juventudade do campo para que construam seu presente visando um futuro de sucesso.

Em décadas passadas, a falta de infaestrutura nas regiões rurais e escassez de opções de lazer e de oportunidades de formação profissional fizeram com que muitos jovens trocassem a vida no interior pelas cidades. Porém, atualmente, muitos filhos de produtores percebem perspectivas promissoras em atividades da agricultura, pecuária ou serviços direcionados a quem vive no campo. Trata-se de uma nova visão, que vem acompanhada pela crescente importância do agro brasileiro e que proporciona mais otimismo aos jovens, suas famílias e lideranças ligadas ao setor primário.

Em diversas regiões, a nova percepção sobre empreendorismo no campo tem sido despertada por atividades do Instituto Crescer Legal, que, desde 2015 possui seu Programa de Aprendizagem Profissional Rural e possibilita a contratação de adolescentes rurais como jovens aprendizes para que frequentem o curso de gestão e empreendedorismo. Essa ação inovadora leva a juventude rural a perceber oportunidades no campo e possibilita que tenham mais conhecimentos que embasem suas escolhas futuras, sejam quais forem suas opções profissionais.

E muitos relatos de aprendizes e egressos que perceberam oportunidades nas suas comunidades e na diversificação das propriedades rurais das famílias podem ser conferidas no blog Histórias. Entre os depoimentos, é possível conhecer iniciativas de jovens que conseguiram inclusive aumentar as fontes de renda das suas propriedades. Outros, implementaram ideias inovadoras em favor das suas comunidades e alguns já se tornaram líderes locais e atuam em busca de melhorias para todos que vivem nas suas regiões.

No blog, é possível também conferir testemunhos de pais, simpatizantes, autoridades e lideranças comunitárias que perceberam a importância do curso de gestão e empreendedorismo para a juventude rural e para as comunidades onde esses jovens vivem. Para quem se propõe a refletir sobre a juventudade rural, é perceptível a importância que eles têm para o futuro da humanidade, pois logo serão  os produtores de matérias-primas e alimentos para o mundo. E, quanto mais eficente for a atuação do setor primário, mais desenvovidos serão os outros setores da economia.

Nossos jovens têm muito a dizer sobre a experiência de vivenciar outros mundos e novas oportunidades. Para ler, CLIQUE AQUI.