Aprendizes rurais voltam da Expointer com novas experiências e ideias

Os aprendizes rurais do Programa de Aprendizagem do Instituto Crescer Legal não se importaram de madrugar para irem à Expointer, em Esteio/RS. Nos dias 28 e 29 de agosto, os jovens saíram cedinho de diversos municípios do Rio Grande do Sul para fazerem uma das viagens de estudo mais aguardadas durante o curso. Na programação, as turmas de Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul foram conduzidas em visitação por diversos setores da exposição, que em sua 46ª edição teve como tema “A inovação faz o agro mais forte”.

Uma das aprendizes era Jady Helena de Barros, 15 anos, de Agudo/RS. Impressionada com a diversidade de possibilidades no setor primário, ela diz que o que mais lhe chamou a atenção foi o setor de máquinas agrícolas. “Eu quero cursar Agronomia e gosto bastante do moderno maquinário agrícola”, conta. A aprendiz, que saiu de casa antes das 4 horas para um dia de descobertas falou da predileção pelos animais da exposição e pelos estandes da agricultura familiar. “Na localidade onde moramos tem muito cultivo de morangos e então eu vi que na feira tinha diversos expositores com geleias de morango”, comenta. Ao cumprir atividades de pesquisa solicitadas pelo educador do Instituto, Jady voltou com muitas ideias e explica que todas a saídas de estudo têm sido de bastante aprendizado.

Outra jovem presente na Expointer foi Lauren Gottardi Barbieri, 17 anos, de Progresso/RS. Para ela, foi uma jornada de novidades, algumas das quais ela nem imaginava que existiam, numa grande variedade de coisas para observar e aprender. “Chegamos cedinho e começamos entrevistas, pois cada dupla tinha um tema para pesquisar e minha dupla ficou com as agroindústrias”, relata. “Foi uma interação ótima com comerciantes queridos e simpáticos, aprendemos muitas coisas com eles e sobre as tecnologias que eles usam nas produções”, explica. “Ao final do dia, voltamos para casa com muitos conhecimentos e experiências novas”, resume\

Já a participação do Instituto Crescer Legal no estande “Experiências Exitosas na Educação do Campo”, espaço organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), teve a presença de egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Os jovens compartilharam suas experiências como aprendizes rurais junto aos visitantes da maior feira agropecuária da América Latina e puderam conhecer lideranças do setor.

Um dos egressos no estande era Luís Ricardo Greine, 18 anos, de Santa Cruz do Sul/RS, que foi aprendiz do Instituto em 2020 e 2021. “A participação na Expointer foi de grande importância para mim, pois realizei o curso durante o período de pandemia e não pude visitar o evento”, lembra. “Mas agora surgiu a oportunidade imperdível, graças ao fato de o Instituto continuar mantendo contato com os jovens que já concluíram o curso”, diz. “Estar no estande foi de grande aproveitamento. Conversei com as pessoas que se interessaram pelas ações do Instituto, introduzindo a elas um pouco sobre o curso de aprendizagem”, relata.

E Maria Eduarda da Silva, 16 anos, egressa da turma Progresso/RS, já tinha visitado a Expointer como aprendiz em 2022 e avalia positivamente a participação como egressa. “Tive muitos aprendizados novos e cada ida à feira é algo maravilhoso”, enfatiza. “O que me chama muito a atenção na feira é a agricultura familiar e ver como as mulheres estão presentes nisso”, diz. “E no estande, contei sobre a minha experiência como aprendiz, falei sobre os outros projetos do Instituto e busquei transmitir conforto para os pais e incentivo aos jovens sobre como é importante aprendermos mais sobre onde moramos e que podemos buscar ideias e diversificar o meio rural”, acrescenta.

Para saber mais sobre as ações do Instituto Crescer Legal, CLIQUE AQUI e leia o Relatório Institucional.