Aprendizes rurais ampliam conhecimentos na Expointer

Ser aprendiz do Instituto Crescer Legal é ter diversas oportunidades de expansão. Muitas delas são especialmente proporcionadas nas viagens de estudos e visitas a eventos. Nos dias 29 e 31 de agosto e 1º de setembro, 150 jovens de Canguçu, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul estiveram na 45ª Expointer, em Esteio (RS), e participaram das atrações direcionadas à juventude rural, gestão e empreendedorismo.

Um dos aprendizes que viveram experiências diferentes e adquiriram conhecimentos foi Rutiele da Silva Conceição, 15 anos, de Rio Pardo (RS), que ficou impressionada com a diversidade de opções para o meio rural. “A viagem de estudos para mim foi algo sensacional, eu trouxe muitos conhecimentos novos para casa, principalmente sobre a criação de animais que é algo que eu gosto muito”, conta a adolescente. “Fiquei encantada por cada coisinha que tinha lá”, ressalta. “Eu e alguns colegas visitamos a exposição do artista Alejandro Arnutti, com esculturas e pinturas sobre cavalos”, relata. “Foi incrível estar na Expointer, pois eu sempre via pela TV e ficava com vontade de ir. Graças ao Instituto Crescer Legal, esse meu sonho se realizou”, finaliza.

Outro jovem aprendiz que esteve pela primeira vez na Expointer foi Daniel Joaquim dos Santos, 15 anos, de Passo do Sobrado (RS). Conforme ele, tudo o que conseguiu ver foi muito proveitoso. “Tinha muitas coisas que eu não conhecia, principalmente na parte de maquinários”, diz. “Gostei muito também das exposições sobre agricultura, pois, mesmo eu vivendo no meio rural, eu não tinha conhecimento de diversas das coisas que eu pude ver lá”, relata. “Aproveitei para aprender mais sobre o cultivo de hortaliças, que é algo que a minha família pretende investir mais, já que na minha propriedade nós temos uma horta grande que não é tão usada e a gente vem pensando eu usá-la tanto para consumo próprio quanto para vender e ter uma renda a mais”, explica. “Também aproveitei para estudar sobre o cultivo de hortaliças dentro da atividade do curso do Crescer Legal que envolve criar um projeto de melhoria na propriedade, na comunidade ou projeto de vida”, acrescenta.

A jovem Helena Letícia Bredow, 16 anos, de Cerro Branco (RS), também esteve na Expointer pela primeira vez e voltou com seus saberes ampliados. “Foi uma viagem muito proveitosa e uma grande oportunidade para nós observarmos diversas áreas da feira, como a agricultura familiar, os animais e, sem dúvidas, saímos de lá repletos de conhecimentos”, conta. “Na área da agricultura familiar aprendi que nem tudo é fácil. Recebemos relatos de vários comerciantes, que nos contaram como foi o início da produção de seus alimentos, artesanatos, flores”, comenta. “Saí de lá com aprendizados que levarei para minha vida, como não desistir de nossos objetivos porque sempre algo melhor virá, seguir em frente mesmo que não tivermos apoio, valorizarmos o local onde vivemos, darmos valor para a nossa propriedade e que as pequenas coisas também fazem a diferença”, finalizou.

SAIBA MAIS – Além de possibilitar a participação dos jovens aprendizes na Expointer, o Instituto Crescer Legal também esteve presente no estande Experiências Exitosas na Educação do Campo, espaço organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), no Pavilhão da Agricultura Familiar. Egressos conversaram com os visitantes sobre as próprias experiências, compartilhando as ações pioneiras e os resultados do Instituto.