Ação de recebimento de embalagens vai para o Alto Vale catarinense

Inicia nesta terça-feira, 19 de janeiro, o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos pela região do Alto Vale de Santa Catarina. As equipes de coleta passarão por propriedades rurais de 41 municípios, em programação que irá até o dia 24 de fevereiro. Esse é um dos 10 roteiros realizados anualmente, que totalizam a visitação a 1,8 mil pontos em localidades rurais. Os empreendedores do campo devem levar as embalagens tríplice-lavadas até os pontos de coleta nos horários indicados nos convites entregues pelos técnicos de campo das empresas do tabaco.

Os primeiros municípios a receberem o programa são Presidente Getúlio, com a ação realizada em sete localidades rurais, e Dona Emma, com cinco pontos visitados. No dia 20, haverá recebimento em Witmarsun e será iniciado o recebimento em Vitor Meireles. Nesta semana, os caminhões do programa passarão também por Itaiópolis, José Boiteux e Nova Trento, nos dias 21 e 22.

Na próxima segunda-feira, 25 de janeiro, as equipes do programa estarão nos municípios de Leoberto Leal, Major Gercino e Angelina. Para o dia 26, a programação de recebimento de embalagens inclui São João Batista, Tijucas, Apiúna e Ibirama. No dia 27, os caminhões de coleta estarão em Aurora, Laurentino e Rio do Oeste e, no dia 28, em Presidente Nereu.

Em fevereiro, as atividades iniciam no dia 2, em Lontras e Rio do Sul. E, no dia 3, haverá recebimento de embalagens em Urubici, Rio Rufino, Bocaina do Sul e Alfredo Wagner. No dia 4, a coleta será em Imbuia e algumas localidades de Vidal Ramos, e no dia 5, em Botuverá e Agronômica. De 8 a 11, a ação do programa será em Agronômica, Trombudo Central, Santa Terezinha, Rio do Campo e Salete.

Após o recesso de Carnaval, o recebimento de embalagens será retomado nos dias 18 e 19 de fevereiro, com coleta em Taió, Pouso Redondo e Agrolândia. E, finalizando o roteiro do Alto Vale, as equipes do programa estarão, de 22 a 25, em Atlanta, Petrolândia, Ituporanga e Chapadão do Lageado. Depois, os caminhões de recebimento percorrerão 14 municípios do Centro Norte catarinense no período de 1º a 23 de março.

SAIBA MAIS – O Programa de Recebimento de Embalagens é desenvolvido pelo SindiTabaco e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), já completou 20 anos de atividade contabilizando a devolução de 17 milhões de embalagens. Atualmente, são 411 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina atendidos pela atividade itinerante que beneficia um universo de 117 mil produtores de tabaco.

Para ver o roteiro completo, clique aqui