IRO SCHÜNKE, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).
O nascedouro de todas as formas de associação é o interesse comum. No caso do nosso sindicato, não seria diferente. Representar os interesses comuns das nossas associadas é o fio condutor que liga a fundação do Sindifumo, em 24 de junho de 1947, ao atual Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, o SindiTabaco.
Nesses 75 anos, muito foi feito neste sentido e, em especial, nas últimas três décadas, a inovação e o pioneirismo passaram a também pautar as ações da nossa entidade, voltadas a áreas como a preservação ambiental, a saúde e segurança do produtor, a logística reversa e o combate ao trabalho infantil.
Ao longo dos anos, as ações tornaram-se programas que passaram a impactar de forma positiva não somente aqueles que vivem o dia a dia deste importante segmento, mas a sociedade como um todo. Tornaram-se modelo para outros setores do agro, inclusive. E, de algum modo, o SindiTabaco passou a representar interesses comuns dessa potência mundial chamada agronegócio brasileiro.
Defender e fortalecer a cadeia produtiva do tabaco continuará sendo nosso grande objetivo e temos convicção de que esse é também o interesse de milhares de pessoas do Sul do Brasil. Seguimos com otimismo, rumo aos 100!
— Publicado no jornal Zero Hora, em 25 de junho de 2022.