Um reforço na preservação da Mata Atlântica

Novo folder entregue aos empreendedores do campo lembra sobre atendimento à legislação e orienta na manutenção da floresta nativa.

Neste mês em que se celebra o Dia da Mata Atlântica (27 de maio), os produtores de tabaco estão recebendo um novo folder com informações sobre como preservar a mata nativa. Elaborado pelo SindiTabaco em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil, o conteúdo tem o objetivo de continuar incentivando a conservação dos recursos naturais mediante o consumo equilibrado e responsável. O material serve como um guia para lembrar as normas que já são seguidas pelos produtores, pois os levantamentos mostram que as propriedades dos empreendedores do campo que produzem tabaco têm, em média, 14% da área coberta por mata nativa e 8% por mata reflorestada.

Ao apresentar os principais pontos do Código Florestal Brasileiro, a publicação esclarece sobre os locais onde ficam as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Áreas de Reserva Legal (ARL) nas pequenas propriedades. Outros pontos são as orientações sobre como proceder para se adequarem, caso tenha havido desmatamento em locais de APP ou ARL no passado. E é ressaltada ainda a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para mapeamento das áreas da propriedade.

Também são temas do folder algumas das práticas implementadas pelo setor para promover a preservação. Uma é a ‘Ações pela sustentabilidade florestal na cultura do tabaco’, que engloba pesquisas e informações que incrementam o desempenho das áreas cultivadas com eucaliptos para uso como lenha. Entre as orientações, estão a escolha da área e de boas mudas, o uso de práticas de cultivo adequadas e o controle de formigas. A realização de plantios em diferentes épocas para ter plantas em vários estágios de crescimento é importante, pois os eucaliptos levam, em média, sete anos para chegarem ao ponto de colheita.

Além do folder impresso que está sendo entregue pelas equipes de campo das empresas associadas ao SindiTabaco, também é possível acessar a versão digital. CLIQUE AQUI E LEIA OU BAIXE O FOLDER. (https://www.sinditabaco.com.br/wp-content/uploads/2024/04/13059_folder-preserva%C3%A7%C3%A3o-mata-nativa-2024-SindiTabaco_WEB.pdf)

FIQUE ATENTO

– Preserve a mata nativa e use somente lenha de fontes legais.

– Cumpra o que determina o Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651).

– Proteja a vegetação nativa nas margens de cursos de água, nascentes, lagos, encostas e topo de morros.

– Busque informações sobre qual deve ser a Área de Reserva Legal da sua propriedade e preserve.

– Conheça o programa ‘Ações pela sustentabilidade florestal’ para adotar as melhores práticas na implantação de florestas de eucaliptos com a finalidade energética.

– Na hora de adquirir as mudas de eucaliptos, observe que sejam de boa procedência e material genético de qualidade.

– A colheita da floresta energética para uso como lenha deve ser feita com alguns meses de antecedência, com corte em toretes de 75 centímetros e mantidos ao abrigo da chuva.

MATA ATLÂNTICAO 27 de maio foi escolhido como Dia da Mata Atlântica em homenagem à Carta de São Vicente, escrita em 1560 pelo Padre Anchieta. É uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, sendo composta por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados. Atualmente restam, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, apenas 12,4% da floresta que existia originalmente e que cobria 15% do território brasileiro (1,3 milhões de quilômetros quadrados). O bioma abrange uma área que inclui partes dos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.