Tudo pronto para a abertura da colheita

Propriedade de Jeferson Stertz, em Arroio do Tigre (RS), receberá autoridades e produtores para ato oficial

Será dia 13 de dezembro, em Arroio do Tigre, a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul. Em sua terceira edição, o evento é uma promoção do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), com apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

A cerimônia será realizada na propriedade de Jeferson Stertz e, diferente das edições anteriores, a colheita será de tabaco tipo Burley, que tem as plantas retiradas inteiras das lavouras. Nos anos anteriores, a abertura era em plantações de tabaco Virgínia, com colheita das primeiras folhas baixeiras. Os anfitriões do evento, Jeferson (39 anos) e Simone Catieli Chaves Stertz (33) cultivam tabaco Burley há 15 anos e, na atual safra, eles plantaram 70 mil pés de tabaco, com expectativa de produção de 9 toneladas (600 arrobas).

Uma das presenças esperadas para o ato oficial é a do governador Eduardo Leite, que recebeu o convite no dia 27 de novembro e disse que faria o possível para comparecer. O convite ao governador foi entregue em audiência com representantes dos organizadores da programação: Iro Schünke, presidente do SindiTabaco; Marciano Ravanello, prefeito de Arroio do Tigre; e Marco Antonio Dornelles, vice-presidente da Afubra.

Na ocasião, Leite disse ter grande respeito pelos produtores de tabaco e que a cultura tem condição de gerar renda de forma relevante para a economia do Estado gaúcho. “As políticas que um governo possa ter em redução de consumo são uma coisa; mas jamais transformar o cultivo em um problema, pelo contrário. É preciso entender que há demanda e não criar entraves. Da nossa parte terão sempre apoio e prestígio, vamos trabalhar juntos pela geração de renda e melhor aproveitamento para o Estado”, falou.

NÚMEROS – No RS, o tabaco é cultivado por 75 mil produtores em 227 municípios gaúchos. Na safra 2018/2019 foram produzidas 312 mil toneladas em 142 mil hectares, gerando R$ 2,9 bilhões de receita aos produtores do Estado. O município de Arroio do Tigre ocupa a 15ª posição entre os municípios brasileiros produtores de tabaco e a 9ª colocação no Rio Grande do Sul. Tendo o tabaco como principal cultura agrícola, o município tem 2.509 produtores que produziram 9.511 toneladas de tabaco na safra 2018/2019, cultivando 4.504 hectares.