Trabalho focado na sustentabilidade do setor

A entidade que é peça importante da organização da cadeia produtiva do tabaco no Brasil completa 72 anos hoje. Criado em 24 de junho de 1947 o Sindicato da Indústria do Fumo (primeiro nome da associação) abrangia somente os municípios de Santa Cruz do Sul, Candelária, Venâncio Aires, Lajeado, Cachoeira do Sul e Arroio do Meio. Em 1980, a base territorial do Sindifumo foi estendida a todo o estado do Rio Grande do Sul e, mais tarde, para toda região Sul e teve o nome alterado para Sindicato da Indústria do Tabaco. Desde junho de 2010, com o nome Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, a entidade tem atuação em todo o Brasil, com exceção dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

O sindicato representante das indústrias sempre teve objetivos direcionados a manter a sustentabilidade do setor no Brasil, o que foi conseguido graças às parcerias com os produtores através do Sistema Integrado de Produção. Ao longo de mais de sete décadas, a associação vem promovendo ações que beneficiam toda a cadeia produtiva e, com trabalho conjunto, o resultado são produtos que atendem plenamente às exigências dos clientes.

A história da entidade também inclui pesquisas em busca de soluções que beneficiam todos os envolvidos na produção e nos negócios com tabaco. Entre os principais, pode-se destacar o desenvolvimento de produtos menos agressivos e mais eficientes, o que reduziu significativamente o uso de agrotóxicos nas lavouras, e a evolução nas técnicas de cultivo para a produção de tabaco em conformidade com as exigências internacionais.

Atualmente, o SindiTabaco representa os interesses comuns de 15 empresas associadas. Conforme o presidente, Iro Schünke, na última década, a entidade tem tido seu foco ainda mais voltado à sustentabilidade. Com isso, houve direcionamento dos esforços também para os assuntos regulatórios e à comunicação dos expressivos resultados desta cadeia produtiva que gera renda e empregos para milhares de pessoas. Entre as ações implementadas ao longo do anos estão atividades direcionadas à saúde e segurança do produtor, à erradicação do trabalho infantil, à preservação do meio ambiente e ao combate ao contrabando.