Solo conservado, vantagens para todos

Manter saudável a terra onde se produz já é meio caminho andado para o sucesso da atividade rural. Além disso, há diversos outros benefícios ambientais relacionados à redução no uso de adubação química e à consequente qualidade dos rios e demais mananciais hídricos. Por causa da importância de cuidar do nosso chão, há um Dia Nacional da Conservação do Solo, que é nesta sexta-feira, 15 de abril.

A data foi oficializada pelo decreto de lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989, numa iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A escolha da data é uma homenagem ao pesquisador norte-americano Hugh Hammond Bennett, que nasceu em 15 de abril de 1881 e tornou-se conhecido mundialmente como o ‘pai da conservação do solo’.

Levando em conta os alertas de Bennett, a agricultura de todos os continentes passou a perceber os benefícios que a conservação do solo traz. O mais visível é a redução da erosão, pois o solo bem conservado não é arrastado para os leitos dos rios. Além desses, há melhora das condições físico-químicas da terra, estabilidade da estrutura e aumento da matéria orgânica, levando à redução do uso de herbicidas, inseticidas, fungicidas e fertilizantes. Isso tudo resulta no que todos querem, que é o aumento da produtividade e redução no custo de produção.

Por todas essas vantagens, o setor do tabaco no Brasil iniciou uma força-tarefa pela conservação do solo das lavouras. Por meio do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT), as indústrias intensificaram as orientações para que os produtores substituíssem sistemas tradicionais por técnicas como o cultivo mínimo e o plantio direto. Desde 2007, quando o corpo técnico do SindiTabaco começou a levantar os dados sobre a conservação do solo das propriedades produtoras de tabaco, foi verificada uma evolução contínua.

Há 15 anos, 83% dos produtores ainda aplicavam técnicas tradicionais com aração do solo o plantio direto e cultivo mínimo eram realidade em apenas 17% das lavouras. A partir desse marco, avanços significativos foram sendo observados. Por exemplo, entre 2011 e 2014, os números das técnicas ambientalmente adequadas passaram a superar os do cultivo convencional. Nesse período, as práticas conservacionistas aumentaram 26% (de 39% para 65% das lavouras) enquanto a aplicação de técnicas convencionais caiu de 61% para 35%. E em 2020, 76% das lavouras de tabaco já eram cultivas usando de plantio direto ou cultivo mínimo e apenas 24% permaneciam no sistema antigo. Agora, uma nova etapa da avaliação dos dados está prevista para este ano.

Quem foi Hugh Hammond Bennett?

Personalidade que liderou o movimento de conservação do solo nos Estados Unidos nos anos 1920 e 1930, convencendo a nação a proclamar a erosão do solo como uma ameaça nacional. Bennet escreveu continuadamente artigos para periódicos de ciência popular e seus discursos despertaram movimentos de conservação do solo tanto no mundo acadêmico como no Congresso americano.