Recebimento de embalagens segue para o Alto Vale de Santa Catarina

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos segue em ação cumprindo seus 10 roteiros anuais, que percorrem todas as regiões produtoras de tabaco, passando por cada um dos 1,8 mil pontos de coleta em 395 municípios. O próximo itinerário será pelo Alto Vale de Santa Catarina, quando as equipes de coleta passarão por 41 municípios entre os dias 19 de julho e 22 de agosto, atingindo 13.624 empreendedores do campo.

São duas equipes atuando simultaneamente em localidades diferentes e, além do recebimento das embalagens, fazem a entrega de recibos aos produtores, comprovações importantes perante os órgãos de fiscalização ambiental. O primeiro município do Alto Vale catarinense a receber o programa será Presidente Getúlio, seguido por Dona Emma, Witmarsun, Vitor Meireles, Itaiópolis, José Boiteux e Nova Trento. Na semana seguinte, entre 25 e 28 de julho, os municípios visitados pelo Programa serão: Leoberto Leal, Major Gercino, Angelina, São João Batista, Tijucas, Apiúna, Ibirama, Aurora, Laurentino, Rio do Oeste e Presidente Nereu.

Em agosto, na primeira semana, a coleta será em Lontras, Rio do Sul, Urubici, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Alfredo Wagner, Imbuia, Vidal Ramos, Botuverá, Bom Retiro e Agronômica. Na sequência, os município visitados serão Trombudo Central, Santa Terezinha, Rio do Campo e Salete. E, de 16 a 22 de agosto, as equipes de recebimento estarão em Taió, Pouso Redondo, Braço do Trombudo, Agrolândia, Atalanta, Petrolândia, Ituporanga e Chapadão do Lageado.

Os produtores devem entregar as embalagens tríplice lavadas nos pontos mais próximos das suas propriedades, nos dias e horários informados nos convites entregues pelas equipes de campo das indústrias associadas ao Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). O roteiro completo, com todos os pontos de coleta e horários, pode ser conferido no site do SindiTabaco. CLIQUE AQUI E CONFIRA. (www.sinditabaco.com.br/programas-socio-ambientais/gestao-ambiental/programa-de-recebimento-de-embalagens/)

ROTEIRO SEGUINTE – De 23 de agosto a 15 de setembro, as equipes do programa estarão percorrendo 14 municípios da região Centro Norte de Santa Catarina. Nesse roteiro, serão atingidos 13.645 produtores.

PARA LEMBRAR – Criado no ano 2000, o programa é conduzido pelo SindiTabaco e empresas associadas, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Atualmente, 113 mil produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são atendidos pela coleta itinerante. No Paraná, ações de recebimento de embalagens são apoiadas pelas indústrias de tabaco.