Programa itinerante beneficia 23 mil produtores gaúchos

Devolução de embalagens vazias de agrotóxicos percorre 43 municípios produtores de tabaco gaúchos até o dia 4 de junho.

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, conduzido pelo SindiTabaco e empresas associadas, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), está fazendo a coleta na Região Vale do Rio Pardo e Taquari. Iniciado no dia 25 de março, o atual roteiro itinerante já passou por localidades rurais dos municípios de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. Nas primeiras semanas de abril, as equipes de recebimento visitaram também Passo do Sobrado e Vale Verde (dias 3 e 4), General Câmara e Venâncio Aires (8 a 11 de abril).

Na semana de 15 a 18 de abril, haverá coleta em 12 comunidades de Venâncio Aires e nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Taquari, Bom Retiro do Sul e por 11 pontos de Vera Cruz. E de 22 a 25 de abril, o recebimento será em sete pontos de Vera Cruz, em Vale do Sol e em oito localidades de Candelária. E de 29 de abril a 2 de maio, o recebimento continua em Candelária (22 pontos).

De 6 a 9 de maio, os caminhões do Programa estarão em localidades rurais de Novo Cabrais, Cerro Branco, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul. O roteiro do Vale do Rio Pardo e Taquari atinge 16.912 produtores de tabaco, que fazem a devolução dos recipientes dos agrotóxicos usados nas suas propriedades. Para saber o dia e horário de entrega das embalagens, o produtor deve observar o convite recebido do orientador ou instrutor da empresa integradora. Caso haja dúvida, é só acessar o roteiro completo, CLICANDO AQUI.

PRÓXIMO ROTEIRO – Depois do itinerário em andamento, a rota seguinte será pela região Centro gaúcha e vai de 13 de maio a 4 de junho, quando as equipes de recebimento passarão por 24 municípios, beneficiando 6.191 produtores rurais. No total, o Programa de Recebimento de Embalagens cumpre 10 roteiros durante o ano (quatro em Santa Catarina e seis no Rio Grande do Sul), atingindo 102 mil produtores, de 374 municípios.

ATENÇÃO – Os recipientes devem ser entregues secos e limpos, perfurados e com as tampas separadas. Para isso, os produtores devem fazer a tríplice lavagem, enxaguando três vezes a embalagem vazia, enchendo-a com água limpa até 25% de seu volume, sacudindo e descartando no tanque do pulverizador. Para ver o passo-a-passo, CLIQUE AQUI