Palavra de mãe

Sempre na torcida! Veja o que as mães de egressos do Instituto Crescer Legal têm a contar.

Ser mãe é evoluir constantemente junto com os filhos, aprendendo o tempo todo e incentivando para que ampliem seus horizontes e tomem decisões que os levem em direção a uma vida feliz e cheia de decisões acertadas. Cada mãe tem sua própria história, mas todas devem ter em comum a característica de ter suas ações embasadas no amor incondicional e na torcida pelo sucesso dos seus. E sentem-se realizadas quando podem presenciar e comemorar as vitórias dos filhos.

Neste mês de maio, o Blog Histórias publicou três textos de mães de egressos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. São alguns dos muitos exemplos de mães que têm suas ações e emoções focadas em direcionar os filhos ao caminho de boas e grandes realizações. O que mais querem é que os filhos trilhem caminhos que contribuem para um mundo melhor. E demonstram gratidão ao Instituto pelas contribuições no incentivo às reflexões que levam à abertura para horizontes promissores.

Umas das mães é Andréia Krüger, de São Lourenço do Sul (RS), mãe da empreendedora Ketlyn da Silva, que foi jovem aprendiz do Crescer Legal em 2023. Outra história é de Mariane Röpke, de Agudo (RS), mãe do egresso Renan Röpke Biljan e que encontrou no curso de Empreendedorismo e Gestão um lugar de descobertas sobre o setor rural. E a terceira é Josimeri Geisibel Priebe Abich, de Paraíso do Sul (RS), mãe das gêmeas Mariana e Juliana, que foram jovens aprendizes em 2022 e já estão na universidade cursando Agronomia.

Em seu relato, Andréia Krüger conta sobre o empreendimento em uma loja de roupas infantis junto com a filha Ketlyn, que já está com 19 anos e é responsável pelo setor de vendas e atendimento ao público. “Tenho grande orgulho da minha filha, por ela ser uma jovem educada, focada no que quer, madura, forte e empreendedora”, diz. “Ser jovem aprendiz a ajudou a se tornar ainda mais responsável, auxiliou bastante na facilidade de falar e se expressar em público e a incentivou a ter compromisso em relação ao cumprimento de horários”, declara.

Josimeri Geisibel Priebe Abich, ao falar da gêmeas Juliane e Mariana, cita que são educadas, carismáticas, dedicadas e focadas nos estudos, além de responsáveis e maduras. “Para que elas se tornassem as pessoas que são hoje, o Instituto Crescer Legal nos deu uma grande ajuda durante a adolescência, período importante do seu desenvolvimento. Foi através do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural que elas se interessaram pela carreira agrícola”, conta. “Eu, como mãe, apoio elas sempre da melhor forma possível, visando seu bem-estar e ajudando nas suas escolhas”, acrescenta.

E Mariane Röpke conta que ela e seu marido tinham o sonho da adoção e o Renan foi o escolhido pelo coração. “Ele é um menino encantador, tem diversas qualidades e demonstra ter muita ternura no coração. Como mãe, admiro muito meu filho por seu caráter e força de vontade, amo o seu dinamismo e o seu modo de encarar as dificuldades. Está sempre de bem com a vida, tem bom humor e tenta ver o lado bom de tudo”, relata. Como o Renan tem TDAH, a mãe dá apoio especial na superação das dificuldade de aprendizagem. “Essas limitações estão sendo tratadas e superadas, com pleno desenvolvimento e resultados surpreendentemente positivos”, comemora.

Conforme Mariane, nessa caminhada, o curso de Empreendedorismo e Gestão foi um marco na vida em família. “Passamos a conversar, discutir, entender e descobrimos valores e potencialidades na nossa propriedade que até então desconhecíamos”, explica. “Ficávamos na expectativa dos trabalhos dados pelo educador, pois era através deles que surgiam as rodas de conversas, onde ficávamos horas tomando chimarrão e discutindo sobre os temas propostos”, acrescenta. “Eu estarei sempre ao seu lado, apoiando e incentivando as suas ideias profissionais. Acredito que ele terá sucesso em tudo o que decidir fazer, desde que siga com comprometimento, responsabilidade e serenidade”, completa.

DEPOIMENTOS – Para conhecer Andréia, Mariane e Josimeri, CLIQUE AQUI E ACESSE O BLOG HISTÓRIAS. (https://crescerlegal.com.br/historias/)