Os agroinfluencers e o jovem rural

Os influenciadores digitais são a nova força da comunicação e estão presentes no campo: são os agroinfluencers. Diversos deles foram convidados especiais do workshop ‘Produtores de informação’ realizado pela empresa JTI (Japan Tobacco International), no qual a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf foi uma das painelistas. Os outros debatedores do painel foram Adair Pozzebon, da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas; Jardel Richardt, jovem produtor que decidiu ficar no campo e dar continuidade ao negócio da sua família; e Marinês Kittel, supervisora de Treinamento e Desenvolvimento da JTI.

Conforme Nádia Solf, o encontro com os influenciadores foi interessante porque são também produtores de tabaco e atingem um público que tem afinidade com eles, conectados por terem a mesma atividade. “O que eu vi são pessoas bastante responsáveis e cientes do papel que exercem. E a pauta foi bem positiva, identificada pela empresa numa pesquisa que apontou para o tema da permanência dos jovens no meio rural”, avalia. “E ter a oportunidade de apresentar o trabalho do Instituto foi muito válido porque foi possível conversar sobre o quanto é importante considerar que os filhos dos produtores rurais precisam vislumbrar o campo como uma das opções para o seu futuro e que eles precisam estar preparados para fazer a escolha”, acrescenta. Pois, conforme Nádia, os jovens precisam ser conscientes de que o meio rural pode ser uma escolha positiva do ponto de vista de qualidade de vida e de ter liberdade para organizar sua vida e atividades, mas que também tem dificuldades como interferências de questões climáticas e de mercado e que é uma empresa com obstáculos como todos os negócios têm. “Por isso, no meio rural é exigido cada vez mais preparação, conhecimento e mais anos de estudo”, diz.

Como os jovens se espelham muito nos influenciadores porque é no mundo digital que as novas gerações estão, a produção de conteúdo dos agroinfluencers é, em grande parte, direcionada a esse público. “Nesse sentido, é importante os influenciadores do agro, além de colocarem a realidade da necessidade de estudo e preparação, também terem sua fala no sentido de influência positiva, de incentivo ao empreendedorismo no meio rural”, comenta.

Outro ponto da conversa foi sobre a necessidade de maior reconhecimento e de espaço para a mulher na discussão das decisões e, ao mesmo tempo, que ela tem papel fundamental na educação e no incentivo para os filhos. “A sucessão no campo em geral está atrelada à sucessão feminina, de como as meninas precisam ser vistas como possíveis sucessoras, como gestoras da propriedade e como produtoras”, diz Nádia Solf. “Essa valorização da mulher e a identificação das meninas com oportunidades do meio rural tornam o campo atrativo para que famílias deem continuidade e qualifiquem cada vez mais suas atividades e comunidades”, explica.

O EVENTO – O workshop ocorreu no dia 28 de outubro, quando se celebra o dia do produtor de tabaco. Além dos painelistas, contou com a presença de Roberto Macedo, líder das operações de tabaco da JTI no Brasil, e de Flávio Goulart, diretor de comunicação e assuntos corporativos da empresa. Para seguir os agroinfluencers convidados, clique nos links abaixo:

Alan Adalberto – administrador da página Fumicultores do Brasil.

Édenis Grellert – administra a página Piá do Interior

Emerson Gabriel Woiciechovski – administra a página Fumicultores Unidos

Eric Stevam – administrador da página Fumicultores Unidos

Francisco Veiga Júnior – administrador da página Guerreiros da Agricultura

Giovane Weber – da página Fumicultores do Brasil

João Paulo Tarczewski – administra a página Brasil Tabacos

Lucas Limberger – administrador da página Guerreiros da Lavoura

Neto Lacerda – administra a página Fumicultores Unidos e faz vídeos para o canal no Youtube

Patchi Valcarenghi – administradora da Página Mulher Essência do Agro

Larissa Battisti – contribui na página Mulher Essência do Agro

Tito Ivania – administra o grupo e a página Guerreiros das Lavouras.