Oportunidades para o jovem do campo

Como apoiar os jovens do campo? Oferecendo oportunidade, qualificação e esperança. Essa é a resposta respondida em um episódio da websérie do SindiTabaco publicada em seu canal no youtube, que mostra a atuação do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. No vídeo de 3,06 minutos, alguns depoimentos de egressos mostram a importância da iniciativa nas vidas dos jovens.

Para Bárbara Giovana Paranhos da Rocha, aprendiz de 2018, o Crescer Legal proporcionou uma nova visão sobre as propriedades das famílias. “A frase do seu Iro (Schünke) ‘Sim, nós podemos’ mostra que basta querer, que a gente pode tudo o que quiser. Temos diversas oportunidades, basta acreditar e abraçar com vontade que se consegue”, resume.

Outra egressa, Maira Petry, aprendiz de 2016/17 e estudante de Direito, lembra que o curso fez entender que é possível continuar no campo como agricultores, sair do campo ou continuar no campo com outra profissão. “Hoje eu já penso em fazer uma coisa que eu nunca tinha pensado antes, que é advogar para o campo”, diz.

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

Ao explicar que a aprendizagem profissional foi o caminho encontrado para ofertar uma oportunidade específica para os jovens do meio rural, a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, lembra que a ação também incentiva a educação, pois é preciso estar na escola para poder participar. “O Instituto vai até os jovens, onde eles moram, para levar conhecimento e desenvolvimento no âmbito da gestão rural, do empreendedorismo e da criação dos seus projetos de vida”, conta.

Por sua vez, a coordenadora de Projetos do Instituto, Eloisa Klein, explica que aliar o planejamento à realidade dos jovens do campo contribui com o processo de vínculo junto à família. E a educadora social e psicóloga Graziele Silveira Pinton, acrescenta que quando os familiares começam a acreditar no potencial do jovem, automaticamente o jovem também começa a se reconhecer nas suas potencialidades.

PARA LEMBRAR

O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, é pioneiro ao oferecer aprendizagem profissional sem sair do campo e da escola, formando adolescentes no curso de gestão rural e empreendedorismo. Durante o período médio de um ano do curso (920 horas), os jovens são contratados como aprendizes por empresas do setor de tabaco. De acordo com a Lei de Aprendizagem, recebem salário proporcional a 20 horas semanais – a carga horária do curso, que ocorre no contraturno escolar. No entanto, ao invés de trabalharem nas empresas, os aprendizes de 14 a 17 anos realizam suas atividades teóricas nas escolas sede e as práticas tanto no ambiente do curso como em suas comunidades. Para participar, o aprendiz precisa frequentar a escola regular e, com isso, os adolescentes ocupam seu dia no curso e na escola, longe de tarefas impróprias para a idade.

Veja o episódio da webserie em: