Novas oportunidades para mais 160 filhos de produtores rurais do Sul do Brasil

Curso de empreendedorismo e gestão rural do Instituto Crescer Legal inicia dia 4 de março com sete turmas.

O dia 4 de março será marcado pelo início das atividades do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural do Programa de Aprendizagem Profissional do Instituto Crescer Legal. Em 2024, são mais 160 vagas para novos aprendizes em sete turmas, sendo uma no Paraná, uma em Santa Catarina e cinco do Rio Grande do Sul. No Paraná, o curso será oferecido no município de São João do Triunfo e será a primeira turma no estado, cumprindo o objetivo de estender o programa para os três estados do Sul do Brasil.

Em Santa Catarina, haverá curso novamente no município de Itaiópolis, que já teve um grupo de aprendizes rurais no ano passado. E no Rio Grande do Sul, são cinco turmas, sendo três em municípios que já sediaram o Programa de Aprendizagem em 2023: Agudo, Novo Cabrais e São Lourenço do Sul. Além desses, terá aprendizes em Gramado Xavier (primeira turma no município) e Vera Cruz, que teve turmas em 2016/2017, 2018 e 2019 e volta a receber o curso depois de quatro anos. O arranjo inovador do Instituto possibilita a contratação de adolescentes através da Lei da Aprendizagem para que façam o curso no turno aposto ao das aulas, permanecendo longe de atividades impróprias à sua idade.

BOLETIM – A cada semestre, o Boletim Crescer Legal repercute os principais momentos dos aprendizes e egressos e traz entrevistas e reportagens sobre os temas mais pulsantes relacionados aos adolescentes do campo e às ações do Instituto Crescer Legal. Direcionada aos jovens rurais, a publicação é uma e-news informativa que dialoga com o público jovem e vem com os registros das atividades envolvendo aprendizes e egressos.

No final de 2023, foi divulgada a 14ª edição do Boletim, que traz reportagem sobre os caminhos que o Programa de Aprendizagem Profissional Rural percorreu desde 2016. Com dados de levantamento estatístico e a palavra do prefeito Abimael do Valle, de São João do Triunfo (PR), e da jovem aprendiz, Paula Gruber, de Itaiópolis (SC), o texto mostra a dimensão da iniciativa. Na seção @presidente, Iro Schünke ressalta a trajetória de oito anos, que teve início em municípios da região central do Rio Grande do Sul, depois foi para o sul gaúcho, posteriormente se estendeu para Santa Catarina e Paraná. Ele fala também dos benefícios aos jovens, que têm diversas oportunidades de desenvolvimento, inclusive posteriores ao curso.

Outra seção de destaque é a Trocando ideias, que dessa vez tem uma entrevista com a atriz Simone Bencke, falando sobre a atuação dos egressos do Instituto como atores na peça de teatro Rádio Fascinação, exibida nos Ciclos de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. Há ainda a Linha do tempo, com resumos de ações pontuais ocorridas nos últimos seis meses de 2023. E, para completar, você pode ainda conferir a seção O que está rolando, que vem com a apresentação de atividades realizadas por todas as turmas nos seus municípios e comunidades.

Para ler o Boletim, CLIQUE AQUI. (https://crescerlegal.com.br/boletins/boletim-crescer-legal2-semestre-2023/)