Mais 140 aprendizes rurais

Na próxima segunda-feira, 2 de março, 140 jovens rurais iniciam uma nova etapa eu suas vidas. Eles começarão o curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”, como jovens aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. Na edição de 2020, o curso está sendo oferecido a filhos de produtores rurais em sete turmas, beneficiando adolescentes dos municípios gaúchos de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu e Santa Cruz do Sul.

Os cursos são oferecidos em comunidades rurais ou espaços próximos às localidades onde vivem os jovens, isso para que eles possam continuar morando nas propriedades das suas famílias. Em Boqueirão do Leão, o curso será na Escola Municipal Marino da Silva Gravina, em Alto Boqueirão. Em Canguçu, os aprendizes terão as atividades na escola municipal Carlos Soares da Silveira, no distrito de Nova Gonçalves. Em Cerro Branco, a sede do curso será na Escola Municipal Augusto Schultz, na localidade de Arroio Bonito. Em Herveiras, o curso será oferecido na Escola Municipal General Osório, de Herval São João. Em Passo do Sobrado o curso será nas dependências da Secretaria Municipal de Educação. Em Santa Cruz do Sul, a sede será a Escola Municipal Felipe Becker, em Alto Paredão. E em Sinimbu, as atividades serão na Escola Municipal Nossa Senhora da Glória.

Para a oferta dos cursos, o Instituto Crescer legal conta com diversas parcerias, entre as quais estão os municípios, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação e as empresas associadas ao Instituto (que fazem as contratações como jovens aprendizes). O objetivo do Programa de Aprendizagem é oferecer subsídios para que os jovens permaneçam e se desenvolvam no meio rural e, também, prevenir e combater o trabalho infantil no campo.

Mesmo com contratação como jovens aprendizes, no Instituto Crescer Legal a aprendizagem profissional se dá de forma diferenciada. Ao invés de atuarem nas empresas contratantes, os jovens se reúnem diariamente no contraturno escolar para o curso de empreendedorismo e gestão rural, onde refletem sobre seus projetos de vida e desenvolvimento pessoal e profissional, vivenciando teorias e práticas.

O INSTITUTO – Lançado em 2015, o Crescer Legal já contabiliza 333 jovens formados no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”. Iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas, o Instituto tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco.