InPEV: setor do tabaco lidera recebimentos itinerantes do País

Há quase 23 anos, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos realiza a coleta dos recipientes usados nas propriedades produtoras de tabaco, contribuindo com os índices invejáveis da logística reversa do agro brasileiro. Os dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV) são de que 93% do material coletado no País é reciclado. Por isso, neste Dia do Campo Limpo, celebrado em 18 de agosto, é fundamental lembrar que os Empreendedores do Campo que fazem a tríplice lavagem e entregam as embalagens usadas nas suas propriedades estão contribuindo com o meio ambiente e com a sustentabilidade dos recursos do planeta.

A iniciativa do setor do tabaco, que já destinou corretamente aproximadamente 19 milhões de embalagens, é reconhecida pelo presidente do inpEV, Marcelo Okamura. Em seu artigo “Sistema Campo Limpo: união de esforços que gera resultados”, publicado na newsletter SindiTabaco News maio a agosto 2023, ele conta que a região Sul, onde atua o programa de logística reversa do setor do tabaco, promoveu 84% dos mais de 4 mil recebimentos itinerantes que ocorreram no país. “Esse protagonismo é decorrente da grande mobilização dos elos, empenho e excelência na execução desse tipo de ação”, explica.

Ao iniciar o artigo, Okamura diz que a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas deve ser encarada como algo muito maior do que o cumprimento da legislação. “O Sistema Campo Limpo – por meio do inpEV – traz ganhos à sociedade, ao meio ambiente e ao agronegócio. Desde a sua implantação, em 2002, já viabilizou a destinação ambientalmente adequada de mais de 700 mil toneladas de embalagens”, relata. Para ler a íntegra do artigo na Sinditabaco News (página 4), CLIQUE AQUI.

SAIBA MAIS