Em 2020, aprendizes do campo estarão também no Sul do RS

O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal está estendendo sua atuação para a região Sul do Rio Grande do Sul. Depois de quatro anos de experiência e consolidação com turmas do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” na região central gaúcha, em 2020 o programa atenderá também jovens do município de Canguçu. Lá, o curso será na Escola Municipal Carlos Soares da Silveira, localizada no distrito de Nova Gonçalves, e serão oferecidas 20 vagas para filhos de produtores rurais.

Além de Canguçu, os outros seis municípios com turmas do Crescer Legal no ano que vem são: Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu e Santa Cruz do Sul. Em Boqueirão do Leão, o curso será oferecido na Escola Municipal Marino da Silva Gravina, em Alto Boqueirão; em Cerro Branco, a atuação do Crescer Legal será centralizada na Escola Municipal Augusto Schultz, na localidade de Arroio Bonito; em Herveiras, o curso será na Escola Municipal General Osório, em Herval São João; em Passo do Sobrado, será nas instalações da Secretaria Municipal de Educação; em Santa Cruz do Sul, o Crescer Legal estará na Escola Municipal Felipe Becker, distrito de Alto Paredão; e em Sinimbu, na Escola Municipal Nossa Senhora da Glória.

A cada ano são oferecidas vagas com contratação via Lei da Aprendizagem. Mas, ao invés de trabalhar na empresa contratante, os jovens se reúnem diariamente no contraturno escolar para estudar e vivenciar práticas de gestão rural e empreendedorismo. Além de carteira assinada e salário proporcional, os aprendizes recebem alimentação, transporte e material de estudo. A ação é uma iniciativa do setor do tabaco que, ao criar o Instituto Crescer Legal – junto com pessoas ligadas às causas da educação e do combate ao trabalho infantil – vem oferecendo a oportunidade aos jovens do campo de buscarem opções de crescimento em seus locais de origem.

AÇÃO – Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. E em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, dos municípios gaúchos de Herveiras, Sinimbu, Boqueirão do Leão, Passo do Sobrado, Cerro Branco, Vale do Sol e Vera Cruz vão ser certificados em cerimônia no dia 12 de dezembro. Para saber mais sobre o Instituto, acesse www.crescerlegal.com.br.