Educação que incentiva o empreendedorismo no campo

Para ampliar o incentivo ao empreendedorismo no campo através da educação, o Instituto Crescer Legal compartilha as ferramentas metodológicas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Isso vem sendo feito por meio do Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, realizado pelo Instituto em parceria com o município de Canguçu, no Sul no Rio Grande do Sul.

Com duas edições do curso já realizadas (em 2020 e 2021), o Programa de Boas Práticas oportuniza aos profissionais da área da educação a ampliação dos conhecimentos para atuação empreendedora no ensino. Até o momento, 29 professores ligados à Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Canguçu receberam seus certificados. A ação do Crescer Legal se soma à iniciativa do município, que possui um projeto especial direcionado a escolas do campo, inclusive com turno integral.

Na edição de 2021, 15 professores de 11 escolas do campo foram certificados. Eles tiveram 83 horas de formação e multiplicaram os conhecimentos vivenciados no programa com ações que impactaram outros 90 educadores, 635 familiares e 735 estudantes, somando um universo de 1.460 pessoas atingidas pelas ações propostas no projeto. Na primeira turma, em 2020, 14 professores receberam seus certificados e as atividades alcançaram mais de 1.400 pessoas.

Conduzido pelo educador social Adriano Emmel, o curso busca a reflexão sobre as práticas na educação para alcançar formas ainda mais criativas, inovadoras e instigantes para todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Segundo a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, os bons resultados puderam ser observados nas mostras de boas práticas realizadas ao final de cada edição do curso.

FORMATURA DE 2021 – A formatura da turma de 2021 teve a presença do prefeito de Canguçu, Marcus Pegoraro, e do diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke. Na ocasião, o prefeito Pegoraro ressaltou que a parceria com o Crescer Legal soma no processo de transformação da educação do município de Canguçu. “O Instituto oportuniza fazermos uma formação com visão para o empreendedorismo e isso fortalece cada vez mais o nosso meio rural”, ressaltou. E Iro Schünke disse ter ficado feliz em ver que os professores de Canguçu tiveram interesse em conhecer a metodologia do programa de aprendizagem que contribui para alargar os horizontes dos adolescentes do campo.

CRESCER LEGAL – Criado em 2015, o Instituto Crescer Legal é uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, que tem entre suas ações o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Os adolescentes recebem salário proporcional e, ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo.