Começa o recebimento do tabaco e é hora de dar atenção à segurança no transporte

Aproxima-se o início da comercialização da nova safra de tabaco, que é transportado das propriedades até as indústrias. Visando a segurança dos transportadores e para evitar prejuízos com roubos de cargas, nos últimos anos o setor do tabaco adotou medidas preventivas planejadas com o auxílio dos órgãos de segurança.

Com as estratégias visando rapidez nas informações entre as associadas e a comunicação imediata aos órgãos de segurança, os números reduziram muito. Em 2019, foram 26 ocorrências. Em 2020, o número diminuiu para nove ocorrências. E durante o período de transporte da safra de 2021 não houve nenhum roubo de carga de tabaco cru nos três estados do Sul do Brasil. Entre as medidas estabelecidas estão a orientação dos transportadores sobre segurança e o estabelecimento de um canal de atendimento sobre ocorrências ou suspeitas de ataque iminente.

Uma das medidas adotadas pelas indústrias e transportadores foi o monitoramento das cargas por meio de dispositivos eletrônicos implantados como iscas em fardos de tabaco. Outras estratégias foram: elaboração do plano para comunicação imediata dos eventos; padronização entre as associadas das regras e boas práticas de segurança para o transporte; desenvolvimento e distribuição do guia de segurança para os transportadores; e mapeamento das zonas críticas para ser entregue às instituições de segurança pública.

A comissão de segurança do SindiTabaco também criou o adesivo ‘Carga segura’ para os caminhões e folder com orientações elaboradas em conjunto com a Polícia Civil e Brigada Militar. Além disso, há planos para incremento nas ações, como a criação de um aplicativo para haver acompanhamento em tempo real e ainda mais rapidez e facilidade na informação e comunicados.

SAIBA COMO PREVENIR OCORRÊNCIAS E AGIR EM CASO DE ATAQUE

As medidas de prevenção de ocorrências são tema de folder distribuído aos transportadores de tabaco e de insumos agrícolas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Regras de segurança a serem observadas

– É altamente recomendado não fazer pernoite de cargas na residência dos transportadores e produtores, principalmente nos finais de semana.

– Evitar a exposição da carga, deixando-a em local protegido e seguro.

– Sempre que possível, deixar em local com boa iluminação.

– Não divulgar informações sobre a carga para pessoas fora de sua relação.

– Quando estacionado, manter o veículo trancado e, se possível, com alarme ativado.

– Manter disponíveis e acessíveis os contatos de emergência: Brigada Militar, Polícia Civil e SAMU.

Rotas e horários de transporte

– Evite viajar à noite, programe-se para viajar sempre à luz do dia.

– Não desviar ou passar em locais não previstos em sua rota.

– Não dar carona a pessoas alheias à operação de transporte de tabaco, inclusive para familiares ou conhecidos.

– Não repassar informações a terceiros sobre a carga, rotas e sobre os sistemas de segurança do veículo.

Comboio e emergência

– Sempre que possível, viaje em comboio com contato visual permanente, dificultando a ação dos assaltantes.

– Durante a viagem, sempre tenha disponível um meio de comunicação para casos de emergência (celular).

– Mantenha disponível os contatos de emergência.

O que fazer em caso de suspeita de roubo

– Se notar que está sendo seguido ou qualquer outra situação suspeita, o motorista deve procurar parar o veículo em lugar movimentado e chamar a polícia.

– Nunca tente reagir a qualquer tipo de abordagem dos assaltantes.

– Cumpra as determinações do assaltante.

– Não grite nem faça movimento bruscos ou gestos que possam assustar ou irritar os assaltantes.

– Não tente perseguir os assaltantes. Chame imediatamente a polícia.

Contatos de emergência

190 – Brigada Militar

191 – Policia Rodoviária Federal

192 – SAMU

193 – Bombeiros

197 – Polícia Civil

198 – Polícia Rodoviária Estadual.

Para ver a orientações, CLIQUE AQUI