Com certificados e aptos a serem empreendedores

A importância da educação para a transformação dos jovens e das comunidades onde estão inseridos, foi ressaltada na solenidade de formatura dos jovens aprendizes de 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. Foram 145 jovens que receberam seus certificados de conclusão do curso de Empreendedorismo e Gestão Rural no dia 8 de dezembro, na presença de prefeitos, educadores, representantes de entidades e empresas parceiras e autoridades convidadas.

O padrinho dos formandos foi Vinicius Pegoraro, prefeito de Canguçu e presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). Para ele, o curso de aprendizagem rural é uma ferramenta importante para que os jovens possam ter uma visão mais aperfeiçoada da sua propriedade rural e saber que é possível haver desenvolvimento com qualidade de vida no meio rural.

“O trabalho desenvolvido pelo Instituto Crescer Legal é uma ferramenta a ser utilizada para que a gente possa fomentar a permanência do jovem no campo. Nós, municípios produtores, reconhecemos toda a qualidade de vida e a transformação que ocorreu no campo com a inserção da cadeia produtiva do tabaco. A qualidade de vida melhorou, a preservação ambiental e, mais do que isso, com programas como esse do Instituto Crescer Legal, cuidamos para que o jovem não esteja na produção, respeitando as leis trabalhistas”, revela.

O prefeito Pegoraro ressaltou também o diferencial de adquirirem a visão empreendedora durante o curso. “A formatura simboliza mais um passo dado no processo de fortalecimento do meio rural, que é o grande diferencial do nosso estado e também segura a economia do nosso país há bastante tempo”, diz. “Além do despertar para o empreendedorismo no meio rural, o curso também traz uma proposta de participação na comunidade, levando os jovens para serem parte importante na transformação do seu meio”, acrescenta.

E, conforme Iro Schünke, presidente do Instituto Crescer Legal, a formatura foi o coroamento do desenvolvimento adquirido durante o ano pelos aprendizes. “É uma grande satisfação sabermos que essas 800 horas do curso são para esses jovens, um diferencial grande para a vida. Eles não aprendem apenas gestão e empreendedorismo, eles se desenvolvem como cidadãos”, frisa. “Estão saindo com horizontes muito mais ampliados, preparados para poderem escolher melhor o que pretendem fazer daqui para a frente. E espero que possam aplicar os ensinamentos nas suas vidas, seja estudando mais, seja nas suas propriedades ou fazendo projetos de empreendedorismo”, diz. “Uma certeza nós temos, os jovens saem muito melhor preparados. E, se a gente dá oportunidade para eles, o céu é o limite”, finaliza.

PARA LEMBRAR – Os adolescentes são contratados como jovens aprendizes pelas indústrias de tabaco associadas e apoiadoras do Instituto para participarem do curso. Em seis anos, já são 741 jovens rurais beneficiados em 15 municípios. Nas atividades, os jovens são estimulados ao desenvolvimento pessoal e ao protagonismo e cada aprendiz faz seu projeto de empreendimento.

AS VOZES DELAS – Na formatura dos aprendizes, houve ainda a entrega dos certificados às sete participantes da sexta edição do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo, iniciativa do Instituto em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) voltado às egressas do Programa de Aprendizagem. São elas: Ana Paula da Silva Furtado, Camila Schellin Goldbeck, Chaiane Römer Völz, Giovana da Silva de Moraes, Rafaela dos Santos Silva, Taiane Andreia Machado de Castro e Taissa Beiersdorff Böhlke.

Para ver a cerimônia de formatura de 2022 no youtube, CLIQUE AQUI